Gestão danosa da UNITA leva trabalhadores da RD 4 meses sem salário

O órgão de Comunicação Social pertencente ao maior partido na oposição, UNITA, apesar de terem muitas fontes de rendimento, os funcionários da Rádio Despertar, não recebem os seus ordenados há quatro meses.


Por Isidro Kangandjo

O Factos Diários sabe que a UNITA não é pobre e questiona porquê razão deixa os profissionais de comunicação social sem pão para comer e nem o dinheiro para pagar a renda de casa. A UNITA tem 51 Deputados, mais de 600 Comissários na CNE e milhares de antigos combatentes e todos são obrigados a pagar um subsídio mensal entre, 200 mil kwanzas, 40 mil kwanzas e a quota dos ex-militares variam de acordo as patentes. Para além desse dinheiro, a UNITA tem um orçamento de 450 milhões de Kwanzas trimestralmente vindo do Orçamento geral do Estado.

A transparência desses recursos é ainda uma dúvida. O que acontece é que as reclamações são tantas e as soluções não chegam, para um partido que tem um passo para alcançar o poder, esse comportamento vai lentamente denegrir a sua imagem. Para muitos, a UNITA de Adalberto Costa Júnior é muito diferente do líder fundador, Jonas Malheiro Savimbi.

O incumprimento de pagamento de salários, acaba por violar as recomendações do Executivo liderado pelo presidente João Lourenço que orienta que nenhum funcionário ficasse sem o salário durante o período da pandemia, para os funcionários da Rádio Despertar, ficar sem os seus ordenados é uma moda que se verifica há muitos meses. “Estamos mal. Muito de nós vivemos na casa de renda, não temos alimentação e nem o dinheiro para fazer consultas quando estamos doente”, disse um dos funcionários que preferiu o anonimato.

Jornalistas da rádio despertar, uma das rádios de maior audiência na capital angolana, mostram-se indignados com actual posição da direcção em virtude da demora que se tem verificado no pagamento dos seus proventos numa altura em que a situação socioeconômica no país e em Luanda particularmente, tem conhecido transtornos alarmantes associado a pandemia global da Covid-19.

Além do salário magro de 40 mil kwanzas por cada Repórter, outro incômodo consiste na falta de condições de trabalho desde o transporte e o saldo. De acordo com a fonte deste portal, as receitas arrecadados através de serviços publicitários, ficam aquém do “ alheio “ o que por um lado deixa céptico os homens da 91.0, ausentes da sua própria realidade.

Tudo indica que a UNITA não é bom em gerir investimentos e a falência do Jornal “Terra Angolana” mostra claramente que os maninhos, por enquanto, estão muito longe para suportar o peso da nação.

A questão que se coloca é a seguinte: quanto a UNITA factura em três meses? Essa é uma resposta que a equipa do portal Factos Diários promete trazer ainda amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »