GEO-ESTRATÉGIA: Rei de Espanha em visita de 72 horas no país
O Rei de Espanha, Felipe VI, acompanhado da rainha, Letizia, começa, hoje, uma visita de três dias a Angola. A convite do Chefe de Estado angolano, dentre outras questões, a presença dos Reis no país é parte do plano geo-estrégico que visa fortalecer a diplomacia entre os dois Estados.
Por Joaquim Paulo
Trata-se da primeira visita de Estado a um país da África Subsaariana realizado pelos monarcas. O Governo espanhol apresentou em 2021 o plano “Foco África 2023”, com o qual tenta marcar um ponto de viragem nas relações com o continente africano e diversificar a sua influência diplomática fora da Europa, tradicionalmente centrada na América Latina e no norte de África.
A diplomacia espanhola entende que África é um continente com uma importância geoestratégica crescente e chave na acção exterior da Espanha. E que, visitas de Estado como a esta dos Reis, que começam hoje, oficialmente, servem para estabelecer sólidas alianças com os países africanos. O “Foco África 2023” considera como “países âncora” Nigéria, Etiópia e África do Sul e, como “países prioritários”, os lusófonos Angola e Moçambique, além de Senegal, Costa do Marfim, Gana, Quénia e Tanzânia.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores-MIREX, a que esta redacção teve acesso, o programa de visita inclui uma sessão plenária na Assembleia Nacional, assinatura de vários acordos e a participação num fórum empresarial Angola – Espanha. A Espanha conta actualmente com mais de 60 empresas a operar em Angola em sectores distintos, como o da energia, banca, construção e agricultura.