Garantida a comercialização do café e do cacau em Cabinda

Por Caála Ngunji

O café e o cacau em Cabinda, merecerão daqui para frente a maior atenção por parte do governo local para que os produtos não se estraguem no campo. A garantia foi dada aos camponeses da aldeia de Chapa, município de Cacongo, pelo governador Marcos Alexandre Nhunga.

Falando no acto que marcou a abertura da campanha de colheita do café nesta sábado, 18, o representante do titular do poder Executivo na província mais a norte do país, disse que todo o café e cacau a serem produzidos na parvónia, vão ser vendidos a bom preço.

O projecto de iniciativa do Governo da Província de Cabinda, prevê colher até ao final do mês em curso cerca de cinquenta toneladas de café em toda sua extensão.

Os cafeicultores da Província, manifestaram sua satisfação e disponibilidade em colaborar com o executivo, no âmbito do programa de apoio à produção nacional.

O Governador, destacou a importância da produção do café e do cacau com vista a melhorar a qualidade de vida das populações, não apenas de Cabinda, mas também de outras províncias e dos países vizinhos.
Os homens do campo, aproveitaram a presença do governador para apresentarem os problemas que os apoquentam durante as suas actividades como a falta de materiais de trabalho e meios de transporte.  

Marcos Nhunga, tomou nota e prometeu dar todo o apoio para compensar o esforço de todos que abraçaram o desafio.

Por outro lado, o Governante desafiou os habitantes da aldeia do Chapa, a apostarem na actividade agropecuária. Nos quatro municípios, está em implantação um projecto de criação de galinhas, porcos e cabritos. O apoio do governo de Cabinda está garantido mas se exige de antemão a vontade dos criadores.No final do acto, o Governador ofereceu kits agrícolas à Cooperativa de Produtores de Café, Cacau e Palmar de Cacongo.

De lembrar que o projecto ora lançado, incentivar a produção nacional de forma a combater a fome e redução da pobreza nos Imbinda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »