FMI e Angola em diálogo de emergência: Mais um pedido de ajuda financeira à vista
Novo pedido de apoio financeiro pode estar iminente enquanto Luanda enfrenta “gap” de financiamento crítico.
Por Feliciano Jacinto
O Fundo Monetário Internacional (FMI) intensificou o diálogo com Angola, levantando dúvidas sobre a estabilidade económica do país.
Victor Duarte Lledo, representante do FMI, esclareceu que Angola não solicitou formalmente um novo programa de assistência financeira, mas alertou que o país está a solicitar notas técnicas para avaliar “opções de sobrevivência”, o que poderia ser o prenúncio de um pedido de apoio.
A ministra das Finanças, Vera Daves, admitiu que o governo analisa opções que incluiriam um programa do FMI, destacando que o “gap” de financiamento é uma realidade persistente.
Angola enfrenta uma encruzilhada financeira que requer respostas rápidas, enquanto Luanda avalia internamente as alternativas para evitar um possível colapso económico.
O FMI enviará uma missão ao país em Dezembro para uma análise aprofundada das políticas e reformas, e as conclusões, previstas para início de 2025, poderão ditar o futuro económico de Angola.
A possibilidade de recorrer a uma assistência financeira completa do FMI continua a pairar sobre as autoridades, que se encontram sob pressão para estabilizar as finanças nacionais.
PUBLICIDADE
PRÉ-VENDA
➡️ LEI GERAL DO TRABALHO ANOTADA⬅️
Autor: Dário Gaspar
Valor: 17.000,00 kz
Iban:
A006.0040.0000.8500.4712.1018.5
Titular : Dário Domingos Martins Gaspar
Enviar o comprovativo no WhatsApp: 92612 01 02