Fiscais do Mercado do kicolo queixam-se da má gestão do administrador
Um grosso de fiscais do mercado do kicolo, vezes sem contas, lamentam pela ´gestão danosa´ por parte dos novos administradores daquele recinto comercial. Com um salário de cerca de 35 mil kwanzas, os que prestam serviços há mais de 28 anos, hoje estão a ser retirado dos seus postos sem qualquer remorso
Por Maria do Rosário
…
“Tem mais velhos que trabalham há 28 anos, não estão escritos na Segurança Social, e vencem um mísero salário de 35mil kwanzas de moedas” foi basicamente nesses termos que um fiscal, que preferiu o anonimato, começou a mostrar o seu descontentamento sobre a situação. “Nos sentimos insatisfeito com essa atitude do novo administradores, esse mercado sai muito dinheiro, só para se ter uma ideia, por mês, sai aproximadamente 30 milhões de Kwanzas, para nos pagarem só 35 mil”.
Já o actual administrador do mercado, Miguel Pembele, após a sua tomada de posse, há três semanas, alega que os ficais estavam a desviar muito dinheiro, por este motivo teve a iniciativa de colocar os coordenadores a trabalhar na vez dos fiscais, tendo, a partir daquele momento, criado um espírito de revolta por parte dos ficais, que decidiram partir para uma greve.
Por outro lado, os ficais sentem-se preocupados com esta situação, por não saberem como resolver esta situação. Segundo o Director Municipal de Promoção e Desenvolvimento de Cacuaco, Francisco Vitoriano, garantiu que estão num processo de organização do mercado e assegurou aos trabalhadores que ninguém vai perder o emprego.