Finanças desmente editorial do Jornal Expansão
O Ministério das Finanças tomou conhecimento do editorial do Director do Jornal Expansão, João Armando, publicado nesta sexta-feira, 19 de Julho, colocando em causa a livre concorrência no mercado cambial, referindo-se à existência de uma suposta protecção do Tesouro Nacional a determinados bancos no acesso às divisas.
Segundo um comunicado do MINFIN, tais considerações são destituídas de qualquer fundamento.
Segundo o documento, para melhor esclarecer a opinião pública, informa que apesar das dificuldades, o Estado, através do Ministério das Finanças, tem disponibilizado recursos no mercado cambial.
Desde o início do ano até à data de hoje ,foi disponibilizado ao mercado cambial um total de USD 1 419 829 603,34.
O MINFIN esclarece que os 22 bancos presentes no mercado tiveram acesso às vendas realizadas, sendo que o foco das operações tem recaído sobre o apoio à produção agrícola, como parte das medidas de estímulo à economia promovidas pela agenda económica do Executivo, atendendo, o máximo quanto possível, às demais necessidades do mercado.
“Ademais, as informações referentes às vendas realizadas pelo Tesouro Nacional passam a ser divulgadas trimestralmente, no portal do Ministério das Finanças. Diante da informação veiculada pelo referido semanário, o Ministério das Finanças esclarece, assim, que a mesma não corresponde à verdade”, reforça.