FEIRA DA BANANA SOFRE BAIXA: Governo do Bengo arrecada valor inferior comparativamente a edição de 2023

O governo provincial do Bengo arrecadou na décima edição da Feira da Banana um volume na ordem de 100 milhões de kwanzas, um valor inferior comparativamente a edição de 2023, facto que levou a não concretizar a sua expectativa.
Por Kamaluvidi Baltazar
Trata-se da Feira que decorreu de 26 a 28 de junho, sob o lema “Produção da banana na vanguarda da diversificação da economia e na auto-suficiencia alimentar”, que teve lugar no mercado do Panguila, na qual participaram mais de 500 expositores nacionais, provenientes das províncias do Cuanza Norte, Uíge e Zaire e estrangeiros que residem em Angola.
O Governo Provincial do Bengo, por sinal a organizadora, na abertura da ferida, garantiu que, para esta edição, pretendia arrecadar um volume superior comparativamente a edição de 2023, que rondava aos 300 milhões de kwanzas, sonho que não veio a se realizar, com mais de 400 toneladas de produtos diversos, com destaque da banana.
Por sua vez, o director Nacional para a Economia e Fomento Empresarial do Ministério do Planeamento, Allan Varela, adiantou que existem outras iniciativas no ambito do PRODESI, este programa que, a seu ver, tem beneficiado empresários nacionais, com a finalidade de conceder créditos e posteriormente dinamizar a produção e comercialização nacional.
A Feira da Banana, recorde-se, é um evento que acontece anualmente uma vez, que tem como objectivo expor bens diversos produzidos por empresas que operam em Angola e a nível internacional. A abertura foi feita pela governadora local, Maria Antonia Nelumba, no passado dia 26, quarta-feira.