Faltam 10 dias para o regresso dos cultos Kimbanguistas louvam a iniciativa

José Kinkela, secretário Nacional da Igreja Kimbanguista em Angola, reconhece que o mundo está infectado com a Covid-19 e a sua igreja continua a trabalhar na sensibilização da população no geral e aos fiéis em particular de forma a cumprir com o decreto Presidencial e as medidas emanadas pelo Ministério da Saúde e da OMS tendo em conta que a saúde está em primeiro lugar.


Por Isidro Kangandjo

Numa entrevista que o dirigente manteve ao Portal Factos Diários, nesta terça-feira, 09, disse “só nos protegendo estamos a defender integridade física e nacional, a nossa sensibilização tem sido feito por via presencial, das redes sociais como também a partir dos órgãos de comunicação social”. José Kinkela, avançou igualmente que os pastores da Igreja Kimbanguista vêm trabalhando a algum tempo na aquisição dos meios de biossegurança e os menores terão o tratamento espacial.

Secretário Nacional dos Irmãos Kimbanguista reconhece que as igrejas, o Estado quer a sociedade civil, estão unidos na luta contra a Covid-19 por se tratar de um dever de todos os angolanos, porque, segundo conta, o governo sozinho não estará na altura de resolver o problema, daí, chama todos no cumprimento das medidas de prevenção para que o país possa ganhar estabilidade e voltar à normalidade.

“Usar a máscara, lavar as mãos com água e sabão ou usar o álcool gel, o cidadão não deve encarar como uma obrigação, mas sim um direito e medicamento (por enquanto) que visa proteger a sua saúde e de todos os angolanos. O único medicamento da covid-19 é cumprir com as medidas de prevenção”, disse.

Secretário Nacional da Igreja Kimbanguista, sente-se satisfeito com o decreto Presidencial 229/20 de 08 de Setembro no seu artigo 25.º que visar o regresso das actividades religiosas na capital do país, Luanda, a ter o início no dia 19 de Setembro do ano em curso.

De acordo com o Decreto Presidencial, que entrou em vigor hoje, para a província de Luanda, os cultos terão lugar apenas aos sábados e Domingos, uso obrigatório de máscara facial, Distanciamento físico durante as celebrações, Lotação limitada a 50% da capacidade do lugar de celebração, quando realizados em local fechado, com o limite máximo de 150 pessoas, sendo respeitada a distância mínima de dois metros entre os féis, Colocação de recipientes para oferta em pontos de fácil acesso, devendo os féis deslocar-se ao respectivo local observando o devido distanciamento físico, Desinfecção e ventilação diária dos lugares de culto.

O decreto Presidencial orienta também que com vista a evitar o confinamento prolongado de féis nos lugares de culto, reduzindo o risco de exposição, é recomendado que as celebrações em espaço fechado tenham uma duração máxima de duas horas.

José Kinkela, reconhece que os fiéis estão sensibilizados há meses, por isso, não haverá nenhuma dificuldade no cumprimento das medidas de prevenção e as regras expostas no Decreto Presidencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »