Falta de salário de Qualificador Ocupacional pode paralisar serviços na TV Zimbo

0

Os trabalhadores da TV Zimbo, a televisão mais assistida em Angola, ponderam mesmo entrar em greve com finalidade de exigir os retroactivos implementado já em Junho. O Qualificador Ocupacional-QO que com alguma justiça, criou-se um modelo único de atribuição de salários por categoria tendo como critérios o tempo de casa, nível de formação e competência profissional.


Por Isidro Kangandjo

.

Ocorridos quatro meses desde a sua implementação, os funcionários afirmaram ao Factos Diários que se o salário do mês de outubro não se compactuar com as cores do Qualificador Ocupacional os serviços noticiosos e entretenimento podem ficar parados.

O atraso no cumprimento de um acordo anunciado há três meses, frustrou expectativas, subiu a pressão da ansiedade e o ambiente laboral ficou ainda mais afectado do que já anda, com caras trancadas nos cruzamentos em diferentes departamentos entre funcionários e os responsáveis da Comissão de Gestão que, por vergonha já nem se presta em falar do assunto.

“Durante o processo de implementação, marcava-se encontros de esclarecimentos até extraordinários com os trabalhadores para explicar o andamento do processo, passados três meses, nem água vai nem água vem, resultado, os responsáveis da Comissão de Gestão liderado por Paulo Julião relegou-se ao silencia, fogem o rabo a seringa e todos na toca como se nada estivesse a acontecer, já o pacato funcionário no desespero e frustração”, lamentou uma fonte segura daquela televisão.

Os funcionários, alegam duvidar da capacidade do gestor interino onde “colocam em “cheque” “a competência desta gestão onde a arrogância fala mais alto, um total desrespeito a classe” desabafou um trabalhador que prefere o anonimato para não sofrer represálias tónica dos gestores da Zimbo.

“COMISSÃO DE GETÃO DA TV ZIMBO – UMA VERGONHA QUE FRUSTROU EXPECTATIVAS DOS FUNCIONÁRIOS”

Desde que entrou em funções a Comissão de Gestão da Tv Zimbo, por orientação do Presidente da República João Lourenço, uma comissão liderada por Paulo Julião que, com alguma frescura no início, trazia um recado de mudança, conquistando a confiança dos funcionários que, foi solda de pouca dura, como se de um navio que embateu num “Iceberg” a exemplo do mítico Titanic – afundaram-se as ideias e caíram por terra as expectativas dos trabalhadores. Primeiro é que, baixou o nível de audiência encontrada na Gestão liderada pelos generais Dino e Kopelipa enquanto donos do projecto.

Aborrece igualmente os informativos com destaque o Jornal da Zimbo, principal serviço de informação quase ninguém mais perde o seu tempo para sentar-se no sofá de frente a tela, a linha editorial da estação mudou completamente, fugindo anos-luz da essência e do paradigma de um jornalismo comprometido com interesse público que com alguma competência conquistou o carinho do povo e em queda livre o povo desmarcou-se.

A Gestão da redacção de Informação é praticamente comandada por Paulo Julião a partir do 4º andar do edifício do Talatona, retirando as competências a o actual director de informação Barroso Martins que com o medo de perder o cargo que nem sabe como lá chegou, procura somente limitar-se a seguir o alinhamento.

A Tv. Zimbo foi transformada em uma instituição castrense. Sobre este assunto, Isaac Paulo Teka e Ananias Gonçalves falando ao Factos Diários, consideraram urgente a venda a um privado, tal como se cogitou, para devolver a verdadeira mística da número 1.

 Outro funcionário entrevistado pelos FD afirma que, Paulo Julião tem dedo podre em gestão e socorre-se da arrogância para se safar da incompetência, mas, segundo conta, em nada está a valer essa atitude porque os funcionários já nem ouvido lhe dão. “A Zimbo transformou-se numa Televisão de família onde sobrinhos, cunhados, primos, irmãos, genros e muitos deles sem competência nenhuma, encontrar um Elefante morto onde cada um procura retirar o seu pedaço de carne, com salários mais altos comparando com um funcionário que já leva mais de dez anos de casa, sob olhar de Paulo Julião a liderar a matilha”, desabafou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »