Falta de recursos e equipamentos condicionam actividade agrícola em Cacuaco

0

A falta de recursos e equipamentos para os trabalhos de campo são alguns dos problemas que têm condicionado a actividade agrícola no município de Cacuaco. Esta revelação foi feita por representantes de algumas cooperativas neste município, esta quarta-feira, aquando do lançamento do projecto “Kukuna”.


Por: Kamaluvidi Baltazar

.

Kukuna, que em português significa cultivar, é o nome atribuído a este projecto com o objectivo de prestar apoio e, fortalecer a prática da agricultura familiar no município de Cacuaco, levado acabo pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiental (ADRA), em parceria com a administração municipal e empresas petrolíferas associadas do Bloco 15, as mesmas que vão disponibilizar 225 mil dólares para o financiamento.

Na ocasião, o Director geral da ADRA, Carlos Cambuta, disse à Imprensa com maior destaque ao Factos Diários disse que para este projecto estão inscritas 25 cooperativas, mas apenas cinco é que vão receber o financiamento, por alegadamente serem as que mais apresentam problemas.

Carlos Cambuta disse, por outro lado, que este projecto vai ajudar também na legalização de terras daquelas cooperativas para posteriormente solicitarem créditos. ” A comuna da funda tem valas construídas no tempo colonial que muitas destas estão associadas, inoperantes e vamos trabalhar com agricultores no sentido de desenvolverem uma actividade agrícola,” disse.

Já o Director Municipal da agricultura e Pecuária em Cacuaco, Bruno de Castro, avança que algumas das maiores dificuldades são a escassez de fertilizantes, desassoreamento das valas, a falta de tratores e charruas.

Bruno de Castro promete que a administração local continuará a distribuir os materiais técnicos, factores de produção e disponibilizar técnicos agrários para a formação destes agricultores.

No final da cerimónia da apresentação deste projecto com a duração de um ano, a nossa reportagem visitou a cooperativa Angola vs. Espanha com 350 hectares localizada na Funda. Posto lá, foi visível o descontentamento de um dos membros desta cooperativa por falta de mais apoio, acesso à água e bens.

Os representantes das cooperativas presentes, receberam das empresas financiadoras e da Administração Municipal de Cacuaco meios e diversas sementes para plantações de produtos do campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »