Falta de escola superior leva jovens do município de Cambambe-Dondo às ruas
Recentemente, os activistas e estudantes do município de Cambambe-Dondo, município do Kwanza Norte, juntaram forças para solicitar ao Presidente da República João Lourenço a construção de um estabelecimento do ensino superior uma vez que a maior parte dos alunos do ensino médio são impedidos de dar continuidade na formação.
Por Afonso Eduardo
…
De acordo com os activistas que falavam ao Factos Diários, desde que o Município de Cambambe ganhou a categoria de cidade, isto em 1973, nunca tiveram um estabelecimento do Ensino Superior, pelo que muitos deixam o muncípio e a província para dar continuidade na formação.
“Começamos como um núcleo do ensaio médio em 2001, com a nona e décima classe através do Instituto Médio normal de educação, Comandante Benedito, hoje Magistério. No Cambambe temos duas instituições do ensino médio, infelizmente muitos quadros param de estudar por falta de condições”, disseram.
Muitos jovens para dar sequência no Ensino Superior são obrigados ir até em N’dalatando, capital do Kwanza Norte e outros com condições mínimas são forçados a viajar nas províncias do Cuanza Sul, Huambo, Benguela, Malanje ou Luanda.
Para chamar atenção dos governantes, estudantes e activistas decidiram sair às ruas para apresentar o seu descontentamento. Os organizadores na manifestação alegam que já solicitaram uma audiência no Governo da Província e quer ao Grupo de acompanhamento do MPLA no Kwanza Norte mas sem sucesso.
Para além deste caso, o município continua a viver o problema da água potável e o elevado custo de consumo da energia elétrica. “Nós pagamos 5 a 6 mil kwanzas por mês. Não há, nem nunca houve um interesse de se saber junto de quem de Direito para se ver esta situação”, lamentaram.
O administrador de Viana já estaria fora do gabinete é francaço naquele município.
Mau exemplo.
Reúne com o governador da província para apresentação de vossa preocupação.
Só administração do Dondo não vai conseguir.