FADA entrega equipamentos avaliados em mais de 400 milhões de kwanzas na abertura do Ano Agrícola 2024-25
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola-FADA procedeu a entrega de 12 equipamentos avaliados em 411 milhões de kwanzas, às cooperativas que estiveram presentes no acto de abertura do Ano Agrícola 2024-2025, presidido pelo ministro angolano da Agricultura e Florestas.
Por kamaluvidi Baltazar
O acto que marcou o arranque do presente Ano Agrícola teve lugar esta sexta-feira, no município dos Dembos, província do Bengo, que decorreu sob o lema “agricultura familiar, caminho certo para o aumento sustentável da produção agrária”, contando com a presença das cooperativas do Uíge, Zaire, Malanje e Moxico.
Dentre os equipamentos agrícolas agraciados pelo FADA, destacam-se os tractores que, visivelmente, poderão ajudar aquelas famílias que têm a agricultura como a principal fonte de sustentabilidade. Ao tomar a palavra, o ministro António Francisco de Assis incentivou às cooperativas presentes, a continuarem desenvolver o trabalho, sobretudo a transformação destes produtos para a exportação.
Para este período agrícola, espera-se massificar a produção do arroz, trigo e do milho, com a intenção de permitir a arrecadação de mais fundos e posteriormente contribuir significativamente para a segurança alimentar. Ainda na campanha agrícola 2024-2025, os dados do Ministério de tutela indicam a inclusão de 1 milhão, 182 mil e 447 agricultores dos três milhões e cem mil que existem no País.
Em contrapartida, a governadora local, Maria Nelumba, considerou que a agricultura é o indicador decisivo para a estabilidade das famílias que vivem em zonas rurais, através dela que se pode usar para o combate à fome, à pobreza e servir para a diversificação da economia nacional.