Fábrica de cimento no Moxico vai gerar mais de 2 mil empregos aos jovens
A Cimeleste Vungo Indústria, Lda será a mais nova referência na produção e comercialização de cimento em Angola. Desta vez, o principal beneficiário é o leste do país, Moxico
Por redação do Factos Diários
A empresa será instalada na região de Cazombo, Província do Moxico, originária do Canadá, tem um valor de investimento avaliado em mais de Cinquenta Milhões de dólares e uma capacidade de produção de mil e quinhentas toneladas de cimento por dia.
Dada a sua dimensão, a empresa posicionara no mercado como uma das potenciais produtoras de cimento, devendo contribuir para aumentar a concorrência e reduzir os preços da venda.
A Cimeleste Vungo contribuirá, desta forma, para garantir a empregabilidade a mais duas mil e 300 pessoas, na sua maioria jovens, sendo 800 empregos directos e mil e quinhentos indirectos.
A produção da Cimeleste Vungo visará o abastecimento do mercado do Leste, Sul e Norte do país, num projecto que visará contribuir para acautelar a enorme procura do produto naquelas paragens.
A implantação da Cimeleste Vungo em Angola obrigará, ainda, da empresa vários outros investimentos em infraestruturas adicionais, com destaque para a construção de uma Vila Residencial para os trabalhadores, hospital, mini hídrica, central de captação de água e escolas de formação profissional, bem como a criação de condições para a prática de agricultura, agropecuária e construção de
vias de acesso.