Exposição de Artes Plásticas Desafia Mulheres em valorizar o Interior em Detrimento do Exterior
O artista plástico Cláudio Gomes vai lançar, às 18 horas do dia 28 de Março, no Shopping Avenida, Morro Bento, em Luanda, a sua primeira exposição de artes plásticas subordinada ao tema “Permita-se, Mulher”
Por Marina do Rosário
…
O artista prevê explicar, durante a exposição, a necessidade de se respeitar as diferenças, como tons e melodias, e a ousadia de propor um redimensionamento na linguagem da cultura ocidental, mostrando a valorização e a auto-aceitação das mulheres, sem ter em conta a cor da pele, nem a estatura do corpo. A obra explicita que nenhuma mulher é melhor que a outra, pois o que as diferencia são os valores, nos quais umas preferem reverenciar o exterior em detrimento do interior.
A obra “Permita-se, Mulher” devolve à mulher a chave que sempre lhe pertenceu, que a de ser sábia, valorizando o interior e não se abalar com pensamentos do século XXI promotores do culto à aparência. A obra motiva, ainda, a mulher a saber lidar com as circunstâncias da vida com alegria e amor-próprio.
O poeta fez uma viagem ao Jardim do Éden, a fim de compreender a criação do homem, apesar dos desafios que a cultura grego-romana introduziu na premissa do pensamento do Bereshit (princípio), resumindo a essência da vida humana.