Ex-Ministro da Indústria e Comércio pode ser arrolado  nos crimes de branqueamento de capitais, enriquecimento ilícito e gestão danosa  

0

Nomeado no dia 06 de Abril de 2020, Victor Francisco dos Santos Fernandes ex-Munistro da Indústria e Comércio, é chamado a responder supostas acusações ligadas ao branqueamento de capitais, enriquecimento ilícito e gestão danosa por este ter sido um dos promotores de esquema que resultaram no valor alto da cesta básica no país.


Por Afonso  Eduardo

m Maio deste ano, o MINDCOM revelou que nove empresas foram selecionadas para importar 270 mil toneladas de arroz, com preços significativamente mais baixos do que os praticados anteriormente. A proposta vencedora apresentou um preço de 420.000 kwanzas por tonelada, uma redução de quase 40% em comparação aos 700.000 kwanzas registados no Sistema Integrado do Comércio Externo (SICOEX) durante a gestão anterior.

Essa diferença de 280.000 kwanzas por tonelada representa uma economia substancial para o país, revelando que a administração anterior inflacionava impiedosamente os preços de importação de forma injustificada.

Além do arroz, a recente adjudicação para a importação de fertilizantes também expôs a disparidade de preços. O leilão realizado em Junho resultou numa queda expressiva no preço dos fertilizantes, passando de uma média de 932,97 dólares por tonelada em 2023 para apenas 305 dólares para o próximo ano agrícola. Essa redução de 67,3% economiza ao país 627,97 dólares por tonelada.

 Essa revelação, confirmada, configura um claro caso de nepotismo e corrupção, onde o interesse público foi subjugado aos interesses pessoais e familiares. Parece que na administração anterior, “integrado” referia-se à integração de interesses familiares e “desenvolvimento” ao desenvolvimento das suas contas bancárias.

A má gestão de fundos públicos, a sobrefacturação e o favorecimento de empresas ligadas a figuras influentes – os chamados marimbondos – são actos que já não podem ser tolerados, pois minam a (pouca) confiança pública nas instituições e comprometem o desenvolvimento económico e social do país.

Victor Francisco dos Santos Fernandes deve ser responsabilizado por crimes de branqueamento de capitais, enriquecimento ilícito e gestão danosa. A sua administração prejudicou não apenas a economia, mas também a confiança do povo nas estruturas de governança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »