Eugénio Laborinho anuncia inauguração de novos estabelecimentos penitenciários
O Ministro angolano do Interior, Eugénio César Laborinho, anunciou a inauguração de novos estabelecimentos penitenciários em algumas províncias do País, agendada para o próximo ano.
Por Kamaluvidi Baltazar
Estás declarações foram preferidas esta quinta-feira, durante a cerimônia de cumprimentos de fim-de-ano de 2023 do MININT, presidida pelo o titular da pasta, em Luanda.
Eugénio Laborinho garantiu que 2024 o Ministério em referência vai proporcionar a melhoria das condições de habitabilidade dos reclusos, observando assim a dignidade da pessoa humana.
O ministro sublinhou, igualmente, que o SIC e os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros vão merecer uma especial atenção devido as quedas pluviométricas, descargas atmosférica, inundações e outras consequências dos fenómenos da natureza.
Forças angolanas registam mais de 62 mil crimes diversos em 2023
Segundo o governante, de Janeiro a Novembro deste ano, as forças registaram um total de 62.805 crimes de natureza diversa, estes que permitiram a detenção de mais de 43 mil presumíveis autores, tendo sido registados 13 mil e 597 acidentes rodoviários.
“Para 2024, a nossa acção continuará virada para o reforço das medidas que visam a prevenção e redução da criminalidade organizada, crimes violentos, branqueamento de capitais, tráfico ilícito de minerais, vandalização de bens públicos, crimes cibernéticos, assim como a redução da sinistralidade rodoviária.
Continuaremos a apostar na melhoria das infraestruturas, no reforço de meios e equipamentos para potenciar os órgãos do MININ. Melhorar o controlo das nossas fronteiras, a gestão dos actos migratórios”, garantiu.
No final da sua intervenção, o dirigente apelou a todos os angolanos a pautarem por uma boa conduta durante a transição do ano, lembrando que as autoridades estarão em prontidão e vigilantes para fazer cumprir a Lei.