EUA manifestam apoio total ao Presidente João Lourenço

O Departamento de Estado norte-americano elogiou hoje o Presidente da República, João Lourenço, pelo que considera “avanços impressionantes na continuação de uma agenda anti-corrupção” nos últimos dois anos.


Por Redação do Factos Diários

Para os Estados Unidos de América, os sucessos da presidência de João Lourenço são, nomeadamente, a luta contra a captura de Estado, a “luta contra o poder das elites”, denúncia e acusação de antigos funcionários do Estado e uma nova lei de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.

Esta avaliação das autoridades norte-americanas consta de um concurso lançado, em Washington, para o financiamento no valor de 1,3 milhões de dólares (1,08 milhões de euros) para projectos de combate à corrupção em Angola, num anúncio consultado hoje pela Lusa.

Os projetos a concurso da iniciativa “DRL: Reduzindo a Corrupção em Angola” deverão demonstrar que podem “apoiar o crescimento da sociedade civil angolana e dos ‘media’ independentes no aumento da consciência pública e apoiar reformas para a transparência e combate à corrupção”.

Com este programa de financiamento, as autoridades norte-americanas pretendem que os cidadãos angolanos tenham um maior conhecimento das reformas anti-corrupção em curso no país, advogar por essas reformas e, ao mesmo tempo, a sociedade civil ganhar maior capacidade para investigar a corrupção com segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »