EU ESTAREI sempre aqui para vos dizer aquilo que vocês não querem ouvir!

Eu sei que o subterfúgio mais fácil que vocês encontraram é o «Vendismo» por causa da casa. Me vendi por causa de uma casa em que Agostinho Kamwango e o Claudio In vão igualmente viver. No caso deles é patriotismo, mas no meu caso é vendismo.


Mbanza Hanza, O Grande Elefante
Vosso Futuro Presidente

Fui contratado pelo MPLA para enfraquecer a já fraca oposição, que para os meus detratores ela só começou a fazer oposição em 2017, ou até, em 2019 o ano em que ACJ foi eleito Presidente da UNITA, mesmo que a verdade histórica nos diga que, da mesma forma que temos 46 anos de má governação, temos também 46 anos de má oposição e no meu caso em particular, estou farto de ambos: da má oposição e da má governação e não fiquei a laquear sobre o que fazer, eu disse que vou estabelecer aquilo que nos falta, para mudar esse quadro de uma vez por todas.

Mas infelizmente eu estou a actuar num contexto de polarização, onde você tem imbecis na oposição que não conseguem entender que há e deve sempre haver pessoas que pensem por si próprias e por isso não estão com nenhum dos lados da incopetência: governativa e opositiva e isso não significa ser vendido, significa sanidade mental. Do outro lado você tem a crónica imbecilidade do MPLA que também não vislumbra esse espaço e a coisa ficou assim: quem critica a oposição «é do MPLA!» quem critica o MPLA «é da UNITA». Quem critica a má governação «é Revú» quem elogia algumas coisas boas que vê no meio da desgovernação «é Bajú!», ou seja, não há espaço para quem não seja nem UNITA nem MPLA, nem Bajú ou Revú.

Esta é a arena onde se tem esse deslocamento epistêmico, cada um achando que o polo que tomou é único e o melhor e quem não está nele é do contra, gente pueril e vazia. Mas eu sou macaco velho nisso e quer queiram, quer não, eu serei aquele que sempre que notar que estais a ser convenientes, emotivos, contraditórios, vazios ou estúpidos virá DIZER AQUILO QUE VOCÊS NÃO QUEREM OUVIR! E não importa se venha da onde: do MPLA [já leva história], da Oposição Política, dos Revús, dos Panafrikanistas, dos Gays, LGBTs, Feminismo, politiquices, academicismo, tradicionalismo, etc. de qualquer lado.

Não o faço para criar inimigos embora não os evite, ou para aparecer (como muitos acham e por isso até sem incomodam por eu me chamar O Grande Elefante, mesmo se saber por que). Eu faço isso tão somente para insistentemente vos dizer que polos são sempre apocalípticos. Há e sempre haverá gente que vai pensar por si próprio, agrade ou não. O certo a fazer neste caso é evitar investir em técnicas de silenciamento. A mim, essas vossas técnicas não pegam e todo o meu percurso tem mostrado isso. Sempre que temeram dizer o que quer que fosse eu apareci e disse: JES, JLO e João Pinto só para citar alguns, que vos refresquem as memórias, se já se esqueceram.

Agora, vamos lá ao assunto dos revús que hoje acreditam nas eleições, se tornaram partidários e fazem campanha para isso porque acharam um novo Messias, o Eng. ACJ!

BEM, para começar, uma vez que estou a lidar com pessoas muito emotivas, com manifestos déficts de análise e interpretação, deixa vos dizer e fazer já uma diferenciação convosco: eu não estou contra com o apoio que se dá a UNITA no que toca a adesão, quer de activistas, partidários ou pessoas singulares, eu mesmo já dei esse apoio e votei publicamente para a UNITA no passado, o único partido ao qual votei desde que sou vivo. Se se quer uma oposição forte, tem que se juntar forças para ela e, força em política são as massas. O meu problema não é esse. Também não estou contra a UNITA ou contra o ACJ particularmente e a cor do ACJ é uma coisa que ele não pode mudar, mas vocês ficam mais ridículos quando vêm dizer «ele não é mulato, não é mestiço, mãe dele é preta» ele tem uma derme clara que vale para mulato, mestiço, fulo, cafuso, laton, etc., nasceu assim e assim viverá até que volte à ancestralidade. Isso não deve constituir problema e vocês não precisam de lhe escurecer com discursos, a competência ou incompetência dele não está dependente da cor, mas que a cor dele no contexto de racismo, colonização e pós-colonização que nós vivemos joga um papel? Joga! E, negar isso é demência!

O meu problema está com a mudança de actitude dos Revús, sim, os revús e só estes! Não é da Angola toda, é só dos revús que para mim, a sua decisão de abrir mão a princípios que levavam com determinação e bravura, demonstra um acto mais emotivo que racional, uma emoção atrelada para mim, à cor da pessoa ou ao elemento mestiço. E por que o elemento da cor, o mestiço? É conhecido o fanatismo e culto que os pretos prestam a derme clara, mestiços, brancos ou latons, isso não precisamos esconder e a mídia, especialmente a TV Zimbo reforçou muito esse culto, quando ACJ foi eleito. Veremos mais adainte.

1. O DISCURSO para começar, não há nada de novo no discurso de ACJ em termos gerais. O que ele tem feito é o discurso padrão da oposição política angolana. Tomem Julius Malema na Áfrika do Sul por exemplo, ele surge na arena política sulafrikana com um discurso tão provocativo que chamou atenção do mundo inteiro e ainda que o ANC quisesse lhe barrar o espaço na mídia, como se diz aqui sobre o ACJ, o seu discurso transbordou isso e o mundo se rendeu a lhe ouvir. Se fosse o caso aqui com o nosso irmão ACJ, eu não estaria a questionar o posicionamento dos Revús. Se não aceitam, me dêm provas de frases célebres de ACJ em discursos ou da sua visão governativa. JLO por exemplo tem a moribunda “corrigir o que está mal e melhorar o que está bom”, ACJ tem qual?

2. O CULTO NA GÊNESE quando ACJ ganhou as eleições da UNITA em 2019, a mídia especialmente a Zimbo (esta mesma que hoje é atacada por ser atacante), fez um trabalho de culto que a mim enojou. Apareceram muitos analistas na Zimbo a dizer que agora a UNITA se tinha tornado Urbana, a cidade agora iria. Uma destas analistas foi a doutora Filomena, também mestiça. Nesta altura foram convidados à TV muitos mestiços e o seu discurso foi de claro culto. Eu me perguntava, a UNITA se tornou urbana só porque ACJ se tornou seu Presidente? Vocês ouviram esses discursos. Os analistas diziam que até antes de ACJ «a UNITA era rural, da periferia (Cacuaco e Viana), mas agora se tornava urbana». Na verdade o que essas pessoas estavam a fazer era comemorar a vitória do seu representante, o que eu julgo normal, em democracia e no conflito de raças, a nossa eterna sina. Nós os pretos é que somos sempre burros em reprimir a nossa expressão, sempre tentarmos silenciar, afinal somos os únicos que podemos ser racistas e preconceituosos. Eu nunca cruzei um mestiço ou Laton que não fosse Pro-Adalberto e se vocês ficarem atentos irão notar isso. E isso tudo vem muito antes da competência, o elemento raça é um elemento inegável e você age imbecilmente ao tentar tapar o sol com a peneira sobre esse assunto.

4. O CORPORATIVISMO há um problema que enferma tanto a UNITA quanto o MPLA a partidarização da sua propriedade. Quando você analisa a expressão política desses dois timoneiros, eles são semeases. Não há nada que pertença ao MPLA que nao esteja empelarizado e não há nada que pertença a UNITA que não esteja Unitizado. A Rádio Despertar é a Rádio Nacional da Oposição. Os comitês de acção do MPLA são pintados com as cores do partido e os da UNITA também. Os militantes do MPLA tem como grife de elite a bandeira do partido, os da UNITA também. ACJ não mudou isso, que já vem desde a época do Samas. E eu me pergunto, você quer derrubar alguém ao qual você se inspira? Vais o derrotar fazendo exatamente o que ele faz? É por isso que disse que era estúpido a UNITA fazer comparação de comícios com o MPLA. Eu custumo a dizer não há partido em Angola como a UNITA e possivelmente nunca haverá, um militante da UNITA vale 100 militantes do MPLA e é bwe burro quando a UNITA faz comparação entre comícios onde sabe que os de MPLA só tem gente porque ameaçam, corrompem e obrigam. A UNITA é como um Rio e o MPLA um tanque de água, um rio que é perene, água jorra noite e dia vai perder tempo a se comprar com um tanque que tem que ser abastecido? É essa matumbice que me irrita, é o que eu queria dizer ai no post dos «Irmãos Sucessão» que a UNITA lhe falta a percepção do poder e das responsabilidades que tem!

5. A CONVENIÊNCIA DISCURSIVA isto não se aplica ao ACJ mas aos meus detratores. Olhem a vossa estupidez, vocês me acusam de me ter vendido por ter concorrido às casas da Centralidade do Zango 0, no entanto a JURA de ACJ tem neste mesmo processo direito a 20 ou 25 casas, a Radio Despertar 5 casas e há militantes particulares da UNITA que estão no processo e o ACJ que é o novo Messias é o seu Presidente e não mandou a JURA sair da lista ou a RD. Então, eu me vendi e eles não? Vocês estão mesmo a bater bem? É o cúmulo da imbecilidade!

6. OS SAPOS DO SAMAKUVA vocês dizem que o Samas perdeu confiança porque era Pró-Regime e engolia sapos. O ACJ não só herdou esses sapos bem como mesmo tendo oportunidade de os vomitar ele os engoliu bem também, esses sapos se traduziram em Lexus, cuja bancada Parlamentar ACJ liderava. Já mandaram devolver os Lexus? Saíram da Assembleia? O que que assistimos? Pela primeira vez na história política teve-se um acordo na Assembleia que até fez MPLA festejar de tão inédito, foi na proposta de alteração da CRA. Pelouro de quem? do ACJ!

7. CONVITES DIRECTOS NEGADOS nós os revús fomos várias vezes convidados para aderir a UNITA e negamos «somos a partidários». O Fizeram directamente e negamos. Hoje, nenhum convite foi feito e estamos nós a fazer a fila para adesão, apoio e a mudar os princípios e tudo? Hoje patriotismo passou a ser apoiar ACJ! Não é mal que o apoiemos, mas que seja, por rácio e sem desculpas esfarrapadas, ou por culto sindrómico de escravo.

8. A FRENTE PATRIÓTICA vocês hoje emocionam-se e estão todos engajados com a cena da Frente. A ideia é boa, genial, mas vocês deviam saber que nós e eu em particular fui até ao Bié em abril de 2017 colher assinaturas para convencer a UNITA que a união de forças para as eleições era a melhor saída para tirarmos o MPLA do poder, isso há 4 anos atrás. Criamos e propusemos a oposição o Projecto «MUDAR», fizemos tudo, até identidade gráfica, ACJ já era muito influente, mas não fomos tidos nem achados. Hoje, estão todos atrapalhados com um Projecto que tipo… epah, deixa só, vocês são sabem acusar a atacar. Para não me dizer que estou a destruir a única esperança, fica só já assim!

Mas esta actitude é tão igual com a que se tem com a nova Governadora de Luanda, que também é mestiça. Vocês nem o nome dela conhecem, mas a tia Joana era chamada até de Joana Lixo. Luanda não está limpa e a nova governadora vos apresentou um projecto de 75 milhões de dólares para limpar valas de drenagem, mas onde nesta Luanda existem valas de drenagem: no Cazenga, Viana, Cacuaco e no Paraíso? Se esse projecto fosse da Joana Lina, o facebook estaria cheio de memes a mostrarem bairros da pereferia sem drenagens e a utopia da limpeza de valas de drenagem de 75 milhões. A outra colega dela do Ministério da Educação, mudou o início do ano lectivo, ninguém falou nada, agora gastou 12 bilhões de Kwanzas para produzir livros que já estavam produzidos e todos vocês não estão a ver isso.

Tipo, eu podia continuar a enumerar factos a esta nossa síndrome, mas de nada adianta, vocês não vão mesmo entender e vão só dizer que eu é que tó maluco a falar coisa com coisa, paro por aqui. Enquanto vocês pretos não perceberam que continuais a ser adestrados para cultuar e se auto-odiar entre vocês, vão continuar no abismo! E, se mudarem a liderança da UNITA você vai ver que as pessoas cultuavam é a pessoa e não que acreditavam no Projecto UNITA!

Contas feitas, é isso. Os Revús mudaram de ideias mais por uma questão de culto do que de rácio. E este culto se centra na pessoa e não no Projecto UNITA. Agora podem já vir falar da casa que me deram.

Tenho dito!

Mbanza Hanza, O Grande Elefante
Vosso Futuro Presidente!

Aos 20 de Agosto de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »