“Este hospital representa um símbolo de Esperança, um lugar em que as vidas serão salvas”, Silvia Lutukuta
O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, inaugurou hoje, no Distrito Urbano do Sequele o Hospital Geral de Cacuaco, “Heróis do Kifangondo”, uma unidade que vai atender várias patologias e formação de quadros.
Por Isidro Kangandjo
“Este hospital representa um símbolo de Esperança, um lugar em que as vidas serão salvas, as doenças serão tratadas e as famílias encontrarão apoio nos momentos mais difíceis. Cada detalhe da construção deste hospital foi planificado para proporcionar atendimento humanizado com nova tecnologia e uma equipa de profissionais dedicados e altamente qualificados bem como proporcionar também boas condições de ensino e aprendizagem e investigação científica” , disse Ministra da Saúde.
De acordo com a Ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, a nova unidade hospitalar “Heróis do Kifangondo”, está preparada para prestação de assistência especializada de média e alta complexidade médico e cirúrgica para todas as idades com atendimento pediátrico e obstétrico privilegiado em 150 camas das 300 existentes são para atendimento destes grupos.
Concernente para recursos humanos, a titular da pasta conta que o hospital tem profissionais de várias carreiras num total de 1156 profissionais dos quais 157 médicos, 503 enfermeiros, 260 técnicos diagnóstico e terapêutica, 212 técnicos de apoio hospitalar, 23 técnicos do regime geral e 6 assistentes sociais.
“Permita-me excelência Presidente da República e titular do poder executivo João Manuel Gonçalves Lourenço, que reconheça que o Executivo liderado por voz está verdadeiramente comprometido com cidadão angolano defendendo as causas mais nobres do seu povo de Cabinda ao Cunene e trazendo para a província de Luanda mais um dos grandes feitos com a construção e apetrechamento do hospital geral de Cacuaco, a que se decidiu atribuir o nome de Heróis do Kifangondo fazendo jus à Memória em honra de todos os que combateram e tombaram pela nossa Independência na batalha de kifangondo, marco importante da liberdade reconstrução nacional”.
O Hospital Geral de Cacuaco, Heróis de Kifangondo, vai por um lado, ser um catalisador para formação de especialistas de vários domínios da medicina, da enfermagem, diagnóstico terapêutica bem como no desenvolvimento de investigação científica de forma a continuar a construir um sistema de saúde capaz de resolver as necessidades da população.