Especialista defende diálogo entre Adalberto Costa Júnior e Isaías Samakuva para preservar unidade da UNITA

0

O politólogo Agostinho Sicato propôs um diálogo urgente entre o atual líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, e o ex-presidente do partido, Isaías Samakuva, visando superar as divergências que podem comprometer a coesão interna do “Galo Negro”.


Por Feliciano Jacinto

Durante a sua participação no programa Geração80, da Rádio Correio da Kianda, Agostinho Sicato destacou a necessidade de um entendimento entre Costa Júnior e Samakuva, argumentando que os discursos contraditórios entre os dois líderes têm o potencial de fragilizar a unidade partidária.

O analista frisou que a situação actual dos partidos políticos em Angola é alarmante, afirmando que estes estão “doentes” e precisam de um período de reflexão profunda para reverter a situação.

Por sua vez, o cientista político Eurico Gonçalves também se manifestou sobre a temática, sublinhando que a verdadeira democracia vai além da mera realização de congressos com múltiplas candidaturas.
Para Gonçalves, a política inclusiva é fundamental para garantir um ambiente saudável dentro dos partidos.

Ele observou que Adalberto Costa Júnior está na fase de consolidar a sua liderança, mas enfatizou que este objetivo não pode ser alcançado através da divisão.

Assim, reforçou a importância da união entre Costa Júnior e Samakuva, valorizando o impacto político que ambos podem ter na UNITA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »