Entre a degradação social da Juventude Isaías Kalunga preocupa-se com 30% das casas
O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga, esteve recentemente na Centralidade do Kalawenda município do Cazenga ao convite do Administrador municipal Tomás Bica. O responsável dos jovens angolanos, foi apenas fiscalizar e apelar ao administrador a reserva dos 30% dos apartamentos para os jovens.
Por Isidro Kangandjo
Para muitos, o sistema de entrega de residências aos jovens tem como prioridade amigos e organizações juvenis membros do CNJ. Neste esquema, muitos jovens são excluídos por serem críticos à gestão de Isaías Kalungas e dos seus aliados.
Apesar do dirigente estar preocupado com as residências em detrimento as graves situações sociais que atravessam a juventude, Isaías Kalunga não conseguiu de esclarecer ao Factos Diários sobre o processo dos jovens que recentemente foram beneficiados dos apartamentos da Vida Pacífica. Sem resposta, empurraou a responsabilidade ao seu representante provincial de Luanda.
Desde a nomeação de Isaías Kalunga, a prioridade na distribuição dos bens, tem sido os jovens críticos ao Presidente Lourenço, como resultado desta estratégia, a JURA, braço juvenil da UNITA a maior força política da oposição em Angola, esteve na lista dos melhores privilegiados tendo recebido o maior número de apartamentos sacrificando a JMPLA. Os jovens do grupo de pressão vulgo “Revus” também tiveram uma lista longa dos beneficiários.
“felizmente, as instituições afins estão a cumprir com a cedência de 30% das habitações para a juventude, uma orientação baixada pelo chefe de Estado, General João Lourenço, nos termos do Decreto Presidencial n° 278/20 de 26 de Outubro, e que nós os jovens, temos constatado e nos beneficiado verdadeiramente, nas mais variadas centralidades existentes no País, via Conselhos Provinciais de Juventude”, fez saber o líder do CNJ