Empresário chinês usa partido de Xi Jinping para convencer Governo de JLO (PRIMEIRA PARTE)
A contratação da empresa construtora de Caculo Cabaça veio revelar recentemente que se tratou de um interesse político entre os dois países em detrimento a capacidade. Por esta razão, Deng Yinqi, Director-Geral Adjunto do Grupo Energy China Gezhouba e a sua comitiva reuniram no dia 07 de Novembro com o Presidente angolano João Lourenço no sentido de expressar o seu agradecimento.
Por Isidro Kangandjo
.
Com intuito de tentar intimidar o executivo Angolano, apesar de chagar ao Palácio como empresário, Deng Yinqi se apresentou ao JLO como membro da Comissão Permanente do Comité do Partido que tem como presidente Xi Jinping. Em vários projectos onde a CGGC participou, usou sempre o poder político contando com o apoio dos embaixadores, dessa vez conta com Gong Tao, Embaixador da China em Angola.
EMPRESÁRIO CHINÊS AGRADECE PRESIDENTE LOURENÇO
Deng Yinqi expressou sua gratidão ao Presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço e ao governo angolano por sua alta confiança de longo prazo e forte apoio ao China Gezhouba Group.
Na ocasião, apresentou ao Presidente Angolano a situação geral dos negócios internacionais do China Gezhouba Group, desenvolvimento de negócios em Angola e o desempenho de projetos chave tendo garantido que a sua empresa tudo fará para promover o desempenho de alta qualidade dos principais projectos em Angola com maior realce a Central Hidroeléctrica de Kaikai e a Central Hidroeléctrica de Luassim.
Angola é um país-chave para o Grupo China Gezhouba. Desde que entrou no mercado angolano em 2005, o valor total do contrato de projetos de construção em áreas de infraestrutura, como conservação de água e energia hidrelétrica, construção de moradias, transporte, assuntos hídricos e renovação urbana ultrapassou 8 bilhão de dólares, porém a situação de social dos funcionários é ainda uma lástima.
Participaram no encontro Gong Tao, Embaixador da China em Angola, Borges, Ministro da Energia e Recursos Hídricos de Angola, Liu Huailiang, Secretário do Comité do Partido e Presidente da China Energy Construction Gezhouba International Corporation, e Chen Yonggang, responsável pelo Projecto Hidroeléctrico de Kaikai em Angola.