Embaixador do povo realiza na história de Angola a marcha que pede o fim de crianças nas ruas
Pela primeira vez na história de Angola, o activista social e advogado Hélder Chihuto, realizou este sábado, 12, a marcha que visa exigir ao governo angolano políticas viáveis para dar o fim de meninos que têm as ruas um esconderijo.
Por redação do Factos Diários
.
Embaixador do povo, exige em nome do superior interesse da nação, e do menor, um olhar protector com maior sentido de prioridade e responsabilidade, valorização, aposta e investimento a todas às crianças que se encontram em situação de menino de rua, sob mendicidade gritante permanente, submetidos sobre deplorável exploração de trabalho proibido por lei em razão da idade.
O também advogado está preocupado com as crianças que fazem do lixo o seu sustento do dia-a-dia, dormindo ao relento e no chão consumindo várias variantes de drogas nocivas.
O manifesto da marcha de hoje, apresentou cinco propostas e possíveis vias de soluções a citar, o estado deve desburocratizar o processo de tutela judicial e de adoção quer para os estrangeiros, cumprir com os 11 compromissos da criança, reanimar os centros de acolhimento social já existente e se propor em construir centros integrados de acolhimento social, criar parceria com os agentes privados desde as igrejas, Organizações não governamentais, grupos de empresários e não só.
Por último, o Embaixador do povo pede a criação de uma cooperação conjunta de inquérito para averiguar e aferir sobre a situação real habitacional dessas crianças que se encontram em estado de abandono familiar e do Estado.