Embaixada da Hungria condecora agrónomo angolano José Justino

A embaixada da Hungria em Angola distinguiu, ontem, 08, um cidadão angolano pela sua proactividade e préstimos àquela instituição diplomática. É a primeira vez que um angolano é condecorado com uma medalha histórica daquele país da Europa Central


Por Joaquim Paulo

Trata-se de José Justino, antigo estudante na Hungria que, pelo seu empenho, enquanto estudante naquela circunscrição da Europa, foi, na manhã da última sexta-feira, agraciado com uma medalha típica do país no qual formou-se em Engenharia virada à Agronomia no longínquo ano de 1981.

Zsolt Maris/Embaixador da Hungria em Angola

Na ocasião, o embaixador extraordinário daquele país no solo angolano, Zsolt Maris, reiterou que a medalha ora agraciada é a mais alta que um estrangeiro pode receber por parte da Hungria. “Esta condecoração só recebe aquele que faz alguma coisa para melhorar a relação da Hungria com um determinado país. Ele estudou na Hungria, nos anos 80, de lá para cá, nunca parou de estabelecer as relações com o povo húngaro”, palavras do embaixador.

O agraciado, José Justino, sentiu-se lisongeado com a distinção e, de igual modo, confirmou o pronunciamento do embaixador de que, ele, realmente, sempre esteve próximo do povo húngaro. “ Depois da minha formação, na Hungria, continuei a estreitar os laços. Tanto é que, algumas vezes, a embaixada conta comigo quando chegam grupos de turistas no nosso país”, disse.

O também conselheiro do Ministério da Agricultura lamentou o facto de que, no nosso país, os quadros não merecerem ainda o devido valor. Já o diplomata húngaro disse que as relações entre Angola e o país que representa continuam saudáveis. Adiantou também que outros projectos estão a caminho, para deixar mais estreitas as relações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »