Em conluio com Lotty Nolika cidadão Vietnamita é o construtor de 60% das obras do PIIM no Huambo
O cidadão de nacionalidade Vietnamita, identificado com o nome de Augusto Nguyên, é um dos proprietários da empresa denominada ANGO-BINO LDA dedicada na construção civil, comércio e prestação de serviço. Em 2017, foram feitas várias negociações com a actual Governadora Lotty Nolika, na altura, um dos elementos influentes no MPLA na província do Huambo.
Por Isidro Kangandjo
…
Em 2018, na qualidade de Segunda Secretária do MPLA no Planalto Central e mais tarde vice-governadora para a Área Social, Nolika usou o seu poder e, em outubro do mesmo ano, ganharam o concurso de vedar e construir uma infraestrutura próxima ao pavilhão Multiuso Osvaldo Cerra Van-Dúnem. No dia 06 de Novembro do mesmo ano, Joana Lina, na qualidade de Governadora, visitou várias obras e projectos executados pela empresa em causa.
Com a chegada de Lotty Nolika ao palácio do Governo Provincial do Huambo, tomando posse no dia 29 de Maio de 2020, o empresário Nguyên tornou-se o dono de 60% das obras ligadas ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios.
Duas fontes vindo do MPLA local e três do GPH confirmaram ao Factos Diários que a empresa Ango-Sino Lda é responsável pela construção das cem casas no São João, está participar nos últimos retoques do Centro Cultural e construiu algumas escolas no Município da Caála e no Huambo sede.
Estas fontes afirmam que o monopólio das obras do PIIM tem como a mandante Governadora da província, uma vez que ela é uma empresária que actua em vários sectores. As percentagens e as principais motivações não foram apresentadas, a verdade é que o empresário já faz das suas, inclusive maltratar e pagar mal salário aos trabalhadores.
Na Inauguração do liceu Jacinto Tchipa, no dia 04 de Abril deste ano, a interacção e a proximidade entre o empresário e a Governadora mostrou que existe uma relação extra, tanto que, para evitar rastos, olhando no excesso de obras que intervencionam, o empresário decidiu borrar os nomes dos nossos da obra nas placas no sentido de evitar críticas.
Como de sempre, a governadora do Huambo nunca está disponível para falar em sites, porém ligamos insistentemente nos terminais da empresa com o 939 156 999 infelizmente sem sucesso.