O empresário Elias Chimuco, patrono do Grupo Chicoil que existe desde 1991 e, até ao momento congrega perto de 33 empresas que operam em vários ramos, é apontado no seio dos camaradas de ser um dos homens que, através da elite de José Eduardo dos Santos conseguiu de facturar milhões e milhões de kwanzas e recebeu mais de 4 milhões de kwanzas do BPC


Por redação do Factos Diários

O empresário que actua nos ramos da hotelaria, rent-a-car, construção civil e agência de viagens com representação em sete províncias, criou uma instituição solidária denominada Fundação Piedoso que visa apoiar pessoas desfavorecidas, porém, informações dos camaradas mostra o contrário.

A Fundação Piedoso serve para o empresário conseguir apoios externos e interno para que, com arrecadação monetária venha criar negócios privados. Como sabem, até aqui os investimentos do empresário está perdendo clientes por conta da realidade económica que o país vive”, disse Pedro Vicente Kanga.

Chimuco conhece a linha de financiamento de projectos, aliás, esteve por um tempo como presidente interino da Cruz Vermelha de Angola. Ainda este ano, o então deputado do MPLA afirmou que a sua organização pode actuar onde e como quiser superando actual dinâmica da CVA.

É URGENTE UMA INVESTIGAÇÃO DO SURGIMENTO DOS FUNDOS DE CHIMUCO

O Político, é sócio maioritário do  Banco YETU S.A. fundado em Junho de 2014 e tem como sócios muito deles anónimos. O Yetu, possui um capital social de nove mil milhões de kwanzas e que iniciou a sua actividade na terceira semana do mês de Setembro de 2015.

De acordo com os dados por nós apurados, até 2016, o Grupo Chicoil, só no domínio da hotelaria possuía acima de 300 milhões de dólares norte-americanos. Apesar do valor ser assustador, até aqui o empresário nunca revelou como terá conseguido tanto dinheiro que o levou a constituir perto de 33 empresas incluindo a banca.

Em círculos restritos, é apontado a Elias Chimuco como um dos empresários que mais teve facilidade em conseguir crédito ao BPC na altura em que Paixão Junior era PCA, por conta do amiguismo entre ambos.

Segundo a fonte que temos vindo a citar, Elias Chimuco possuí uma dívida acima dos 4 milhões dólares, dívida esta que até ao momento continuam sem serem amortizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »