ELES ESTÃO DE VOLTA PARA GARANTIREM A VITÓRIA DO MPLA EM 2022

Três elementos do MPLA, com trajectórias políticas diferentes no único partido ao qual pertencem desde 1975, poderão entrar em cena para convencerem o eleitorado nas eleições gerais de 2022. A pré-campanha começou, e muitos partidos lançam já, a partir deste mês, o ano político. O MPLA preferiu recorrer às armas secretas, os militantes que nunca saíram da moda.


Por Isidro Kangandjo

O Factos Diários recebeu, no dia 12 deste mês, uma informação confidencial, vinda dos camaradas, que dá conta do regresso dos três monstros políticos com qualidades diferentes à missão de conquistar os indecisos. Na lista, estão: Bento dos Santos Kangamba, carinhosamente chamado “empresário da Juventude”, que exerce actualmente o cargo de secretário itinerante do Comité Provincial do partido em Luanda, Francisco Higino Lopes Carneiro, que, através da sua dinâmica, foi aplicado o pseudónimo de  “4×4 “ e “senhor negociador da paz”, e o último responde pelo nome de Bento Joaquim Sebastião Francisco Bento, activista político e pai das multidões do MPLA, pelo menos, em Luanda.

Para os analistas políticos, as eleições de 2022 serão um dos maiores desafios do MPLA durante a sua governação. Os fazedores de opinião entendem que a falta de condições sociais e políticas para as famílias mais vulneráveis do país criou, de certa forma, a descritibilidade no governo liderado pelo MPLA, por isso, afirmam ser desafiante para o partido continuar na liderança do país.

“Nós não queremos perder o poder nas eleições, por isso, precisamos buscar força dos nossos mais velhos para juntarmos as energias e trabalharmos para a vitória do MPLA em 2022”. – Confidenciou a fonte.

Bento Kangamba, o dono das zonas periféricas e da Juventude 

Actual secretário itinerante do Comité Provincial do MPLA em Luanda, Bento dos Santos Kangamba, nasceu no dia 06 de Junho de 1955, no Bairro Operário, um dos bairros da Cidade do Moxico, mas foi nas Lundas que cresceu. Aos 15 anos de idade, aderiu ao MPLA, foi o primeiro secretário do CAP 114, no Palanca cujo cartão de militante é LA-525291.

Bento Kangamba é hoje um militante consensual no seio dos jovens, tornando-se num dos mais mediáticos militantes do MPLA na zona urbana de Luanda e nos outros cantos do país.

O que admira amantes de política, é que Bento Kangamba não tem nenhuma licenciatura, mas os seus discursos curtos e objectivos de comunicação fácil para com os jovens e iletrados tem derrotado muitos especialistas. Tudo indica que BK poderá efectuar os seus trabalhos para o MPLA alcançar bons resultados no seio da juventude.

Dedica especial atenção à filantropia e apoia iniciativas de entretenimento (concursos, espectáculos musicais, etc) pelo que ganhou a fama de “empresário da juventude”.

4×4 pode mostrar a sua velocidade para vitória do MPLA em 2022

General e político, Francisco Higino Lopes Carneiro nasceu em Caculo, no dia 8 de Julho de 1962, tem um curriculum invejável no seio do MPLA, no xadrez político e militar do país. Quando o assunto é o MPLA, tem dado o seu melhor na área técnica e financeira para a realização das actividades. Durante o seu mandato no Cuando Cubango, Kwanza Sul e em Luanda, realizou vários trabalhos partidários sob seu financiamento.

“Higino Carneiro foi sempre tido como aquele indivíduo com carisma a quem se respeitava e tinha-se algum medo. Não foi por acaso que lhe valeu o título de 4×4, pois tinha uma postura de governação bastante ordeira e militar.”

BENTO BENTO O MOBILIZADOR DE TODOS OS TEMPOSnto Bento, 

Bento Joaquim Sebastião Francisco Bento foi o décimo oitavo governador de Luanda, nasceu em Camabatela, província do Cuanza Norte. Mudou-se muito cedo para Luanda e, logo após a revolução do “25 de Abril”, fez parte do grupo de jovens que, naquela altura, aderiu às fileiras MPLA. Contava 16 anos de idade, e, por tal razão, foi colocado na JMPLA, organização juvenil onde cresceu politicamente e chegou a ser segundo secretário provincial de Luanda.

A relevância que, desde muito cedo, teve no aparelho partidário, é refletida na sua presença em quatro congressos consecutivos do MPLA. Foi ele a quem, a dada altura, se pretendia enviar para Hungria para exercer as funções de Vice-Presidente do Fórum Mundial da Juventude Democrática (FMJD), a intenção não veio a acontecer e, em seu lugar, foi despachado um outro responsável juvenil, Alfredo Júnior.

Em finais dos anos oitenta, foi transferido para a sede central do partido, onde passou a responder pela divisão do DORGAN do Comitê Central. Em 1991, entrou nas estruturas do executivo como assessor da extinta Secretária de Estado para a Cultura. Seria, depois, indicado como delegado do Estado angolano junto da CUCA-BGI, com as funções de Diretor-Geral adjunto desta mesma empresa.

Na época do afastamento de João Lourenço, do cargo de Secretário-geral do MPLA, Bento Francisco Bento que se encontrava como membro do Comité Municipal do Sambizanga, teria sido sondado para revitalizar a província de Luanda, em substituição do então primeiro Secretario Provincial do MPLA, Francisco Vieira Dias.

Nas vestes de “número um” do partido na capital do país, apoiou-se nos CAP-Comité de Acção do Partido, transformando-os em alavanca partidária. Recuperou a classe intelectual que se tinha afastado do partido e motivou-os a exercer militância nos CAPs, no sentido de valorizar as bases. Aproximou a classe empresarial ao partido.

Revitalizou-se, contando com a assessoria de instrutores brasileiros que o municiariam com técnicas de liderança política. Passou a gozar da aceitação de José Eduardo dos Santos, e, dentre os quadros políticos da sua geração, é o dos que faz a retaguarda do presidente do MPLA quando se observa declínio da sua aceitação interna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »