ELEIÇOES: China, EUA, Rússia e Portugal reconhecem vitória do MPLA e de JLO
O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, Presidente dos EUA, Joe Biden, Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin e Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, reconheceram durante a semana os resultados eleitorais de 24 de agosto que dão vitória ao partido MPLA e ao seu líder João Manuel Gonçalves Lourenço.
Por redação do Factos Diários
.
Para a China, Angola é um dos maiores parceiros comerciais da China em África, com um volume de negócios que registou, só em 2010, um total de 24,8 mil milhões de dólares americanos.
A mensagem do Chefe de Estado da China entregue pelo ministro das Relações exteriores Teté António, apontam como parceria no domínio comercial e diplomática.
Atreves do Secretário de Estado americano, Antony Blinken, Estados Unidos da América felicitam João Lourenço pela sua reeleição como líder de Angola. EUA espera trabalhar com o governo angolano para fortalecer as relações vitais entre os dois países.
Antony saúda os milhões de angolanos que votaram nestas eleições e que ao faze-lo demonstrar o seu empenho em fortalecer a democracia. “Esperamos trabalhar em parceria com os dirigentes eleitos de Angola para forjar um melhor amanhã para os angolanos”, disse.
Para a Rússia, na voz de Dmitry Medvedev, o Vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, disse “tenho a certeza de que sua rica experiência política e alto profissionalismo continuarão a contribuir para o desenvolvimento socioeconómico efetivo do Estado e sua política externa independente”. O dirigente acredita ainda que as relações entre os dois países serão mais reforçadas.
Já Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal, foi culto e objetivo tendo dito que “solicito o Presidente João Lourenço pela sua reeleição e saúdo pelos resultados obtidos por principal candidato opositor” e formula um voto de que a vida política angolana se constituí a desenvolver em clima de liberdade, de pluralismo e de tolerância.