Dom Maurício Camuto toma posse de ordenação ao Ministério da Diocese de Caxito

Por Kamaluvidi Baltazar

O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, “CEASTE”, e arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Nascimento Viera Dias, ordenou este Domingo, Dom Maurício Agostinho Camuto a Bispo da Diocese de Caxito.

Mara Baptista Quiosa, que participou nesta missa de Ordenação ao Ministério Episcopal de Dom Maurício Camuto, considerou que o governo do Bengo vai continuar a contar com a colaboração da Igreja Católica em vários sectores fundamentalmente na educação, saúde, e apoio às famílias mais vulneráveis. Mara Quiosa, no momento que fazia a leitura do seu discurso de gratidão e reconhecimento, solicitou a Igreja Católica que continua a interceder à Deus para ajudar Angola, no combate a pandemia da Covid-19, reconhecendo que “A presença da Igreja em nossa sociedade é inegável, desempenhando um papel importante”, assegurou.

Dom António Francisco Jaca, Ex. Bispo e fundador da Diocese de Caxito, ingressou ao Ministério Episcopal de Caxito, em 2007 tendo ministrado durante 13 anos, Dom António Jaca, desejou ao novo Bispo felicitações e agradeceu pela presença de familiares e de todos quanto participaram nesta Missa.

O novo Bispo, promete que vai servir com um coração cheio de fé e amor aos fiéis de Caxito adicionando que existe na sua memória três figuras que o marcaram durante a sua formação pastoral. “Continuamos a construir uma família de amor, unidade e família eficaz. Trabalhemos juntos de mãos dadas”, exortou.

Quanto aos fiéis, afirmam no Factos Diários de que, com o novo Bispo surge uma nascença espiritual, esperando que haja um bom desempenho no trabalho do Bispo Maurício Agostinho Camuto que recebeu o livro do evangelho, anel de fidelidade bem como também o Bacro que vai simbolizar a sua função.
De lembrar que a actividade teve o seu início às nove horas e 30 minutos no Estádio Municipal do Dande, que contou com a participação de vários Bispos, Arcebispos, Sacerdotes, Deputados, Governadora local e outras autoridades tradicionais. A missa foi precedida pelo presidente da CEASTE, o mesmo que intercedeu a oração de Ordenação para o terceiro grau biscopal às 11horas e 36 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »