Deputados da UNITA lamentam a falta de abertura nos Governos e Comandos provinciais

0


O presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, disse, hoje, 14, em uma conferência de imprensa realizada em Luanda, que, em muitas localidades do nosso país, os deputados do seu partido foram impedidos de visitar às instalações públicas.


Por redação do Factos Diários

Liberty fez saber, também, que os hospitais e asadministrações municipais foram intimidados e orientados a não receberem os deputados ligados ao Grupo Parlamentar da UNITA.

Na província de Cabinda, por exemplo, a Comissão de deputados da UNITA foi impedida de dialogar com os administradores municipais e com as instituições académicas. Segundo os deputados, apenas o hospital geral é que os recebeu e puderam manter inteiracção com a equipa técnica.

Na província do Zaire, os deputados criticaram a má recepção do governo Provincial, mas tiveram a oportunidade de visitar as escolas que passam por diversas dificuldades. “Constatámos a intolerância política na aldeia do Kieve, onde os moradores justificaram que não recebem pessoas da UNITA”, disse o Deputado David Álvaro.

Uma outra situação avançada pelos deputados que foram à Provincial do Zaire tem que ver com a existência de um professor que não recebe transferência há 20 anos por ser militante da maior força política na oposição.

LUANDA E HUAMBO EM VANTAGENS

Francisco Viana, coordenador dos deputados dos maninhos que visitaram Luanda, fez saber que foram bem recebidos em vários municípios, mas lamentou o nível da pobreza que o povo atravessa.

No mercado do Trinta, conta o deputado, o gestor negou dar quaisquer esclarecimento sobre a falta do saneamento básico que, no seu entender, põe em perigo a vida dos comerciantes e clientes.

A criminalidade e prostituição preocupou a caravana dos deputados da UNITA que circulou na capital do país.

Na província do Huambo, a caravana, liderada por Álvaro Daniel Chikwamanga, disse que foi recebida pelo Vice-governador para o sector Político e Social, esteve na administração sede e no hospital geral do Huambo, onde, não encontrando o directot geral, puderam constatar a realidade sanitária na companhia dos enfermeiros.

O encontro serviu para saudar os eleitorados, auscultar autoridades do poder tradicional, entidades governamentais e organizações legalmente representados. A visita serviu para fiscalizar os projectos executados no Orçamento Geral do Estado deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »