Deputados da UNITA exigem demissão de JLO, o fim da fome e liberdade aos presos políticos. Fotografias resultaram na expulsão do jornalista à Assembleia Nacional
Os deputados do Grupo Parlamentar da UNITA, decidiram hoje brindar o Presidente João Lourenço com protestos, exigindo a sua demissão, o fim da ditadura e da fome assim como a liberdade dos cinco presos políticos.
Os protestos levaram ordens superiores para que os jornalistas não pudessem efectuar fotografias ou filmagens aos deputados em protestos para a preservação da imagem do país.
JORNALISTA DO NOVO JORNAL É EXPULSO
Romão de Jesus, Jornalista do semanário Novo Jornal, foi expulso à Assembleia Nacional quando fazia algumas imagens aos deputados da UNITA.
“Após o início dos protestos na Assembleia Nacional pelos Deputados da UNITA, fiz estas imagens para registar o momento tendo sido o primeiro a ter descido para registar o ocorrido. Depois de ter fotografado, fui convidado a sair daí urgentemente pelo Sr. Lalema que se presume ser funcionário da AN, seguido das seguintes palavras “A chefe disse para não filmar a UNITA. Tens de sair daqui agora” e começou a me empurrar”, lamentou.
De seguida, o jornalista foi expulso da sala do plenário pela segurança interna por alegadamente “ter filmado os protestos da UNITA” e o acusavam de ter causado escândalo e opróbrio na sala mesmo ele não tendo dito absolutamente nada.