DEMBOS-QUIBAXI: desviados materiais do Pólo Industrial Rural

Os materiais que visam equipar o Pólo Industrial Rural (PIR) do Município dos Dembos-Quibaxi, estão sendo desviados por pessoas desconhecidas. A informação foi avançada pelo secretário Municipal da UNITA e membros da sociedade civil nos Dembos quando falavam recentemente no exclusivo ao Factos Diários.


Por Isidro Kangandjo

O Polo Industrial, foi projetado em 2018 e visa reduzir as grandes dificuldades da população local de transportar diversos produtos para Caxito e Luanda por ser, até aqui, as maiores praças de comercialização de produtos do campo. Com a implementação do Polo Industrial Rural (PIR), os camponeses teriam a oportunidade de vender os seus produtos em casa evitando gastos e transtornos, assim poderiam equilibrar a sua gestão financeira e dieta alimentar.

Numa entrevista que o então administrador “Nonóx”, que condenado com a pena suspenso por crime de roubo do dinheiro público, garantiu que “com a entrada em funcionamento do Pólo Industrial Rural vai dissolver toda produção não só do município dos Dembos mas também do triângulo em geral”. Corrido quase um ano, os materiais que estiveram no local foram desviados por elementos não identificados.

O Factos Diários sabe que a indústria que estava a ser montada é transformadora tendo matérias-primas com destaque a mandioca, banana, o milho, laranja, abacate, ananás, ginguba e não só. Esses produtos acima frisados, são produzidos com grande quantidade nos Dembos-Quibaxi.

Secretário Municipal da UNITA, entende que com a implementação da Indústria transformadora, o município teria mais jovens empregados e as dificuldades da comunidade seria reduzida e ajudava no incentivo da produção local e melhoramento das condições de vida do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »