Deixa-me sugerir para o meu Presidente da República

0

OPINIÃO

ISIDRO KANGANDJO

Jornalista e CEO do Factos Diários


Antes de tudo espero que o senhor Presidente João Lourenço, os seus auxiliares assim como o leitor deste artigo estejam bem de saúde na graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus (para quem acredita).

Venha mais uma vez apresentar a minha humilde opinião e sugerir com todo o respeito ao senhor Presidente da República algumas correções e desejos para que a paz chegue mesmo lá onde nós queremos. Não é porque nada está ser feito, mas precisamos melhorar mesmo.

Excelência, é comemorado hoje 21 anos de paz efectiva em Angola e, olhando naquela que é a nossa velocidade de reprodução claro que quem nasceu em 2002 hoje tem um ou dois filhos. Estamos a falar de uma paz maior de idade e independente, porém não se reflete muito bem na comunidade ou mesmo no país onde habita a paz.

Em plena paz que dura 21 anos vimos crianças, adolescentes, jovens e adultos correndo nos lixos e lixeiras para sobreviverem, por esta razão os aterros sanitários se tornaram zonas de batalhas e mortes entre grupos por causa de uma lata ou plástico.

Em plena paz que dura 21 anos o número de desemprego aumenta e os seus auxiliares sua Excelência estão dando dados errados porque aqui nas bandas, infelizmente os discursos dos Ministros e Governadores não se faz sentir na vida dos cidadãos. Há muito acréscimo de inverdades. Nos questionamos se um de nós desempregados tem um irmão ou amigo que conseguiu o emprego e todos são unânimes em dizer que NÃO.

Em plena paz que dura 21 anos, infelizmente vemos pessoas a morrer de fome e outros desnutridos porque vivem de esmola e na incerteza num país que tem tudo, mas absolutamente tudo para o povo viver feliz.

A paz deve, também, se refletir na vida dos cidadãos;

Deve se refletir na cozinha;

Deve se refletir na vida social dos angolanos;

A paz não deve ser definida apenas como ausência de guerra, é preciso aumentar algumas palavras nas definições para que as palavras como irmandade, solidariedade, amor ao próximo e igualdade venha fazer parte das nossas vidas.

É claro que o senhor Presidente vai no seu segundo mandato na liderança do país, mas eu sei que o senhor é muito experiente e sabe das dificuldades que o povo atravessa e é visível soluções criando projectos virados para acções sociais tais como o Kwenda, PAPE e outros métodos de apoio aos investidores no caso concreto o BDA.

Mas, Sua Excelência, o grupo que depositou a confiança de dirigir estes projectos têm espíritos que, se fosse na igreja são demónios que olhando no seu nível de maldade só sairiam com chapadas.

Se ouvir uma voz fora destes responsáveis do Kwenda o Presidente saberá que além dos números divulgados serem falsos, os principais beneficiários destes projectos sociais são militantes do MPLA, amigos e familiares.

No PAPE também é a mesma novela onde os militantes, pessoas críticas ao teu governo são os principais beneficiários. É urgente responsabilizar quem está sabotar as suas políticas viradas à sociedade porque quando isto falha nós aqui nas bandas não temos nenhum testemunho porque sentimos que tudo parou no ponto de vista funcional.

Senhor Presidente da República, nós cidadãos precisamos da paz que visa criar políticas que vem matar a fome (isto é criar políticas que leva o povo lutar através das oportunidades que o Estado vai dando para sobreviver), criar gabinete de emprego e apostar acima de tudo na capital humano.

Nós precisamos da paz e tenho a certeza que nunca é tarde para quebrar o jejum. Olhe para nós os jovens e sem esquecer a experiência dos nossos mais velhos.

O caminho é para frente e no meu pais em acredito.

Muito obrigado pela atenção e feliz dia da paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »