CUANZA SUL: Lançada primeira pedra para a reabilitação e expansão do sistema de águas do Waku-Kungo
A primeira pedra das obras de reabilitação e expansão do Sistema de Abastecimento de Água do Waku-Kungu , na província do Cuanza-Sul, prevendo beneficiar mais de 180 mil habitantes, foi lançada nesta segunda-feira, 9 Dezembro de 2024.
A empreitada contempla uma Captação, Estação de Tratamento de Água, dimensionada para 800 m3/h, e Reservatórios.
O Projecto tem como principal objectivo melhorar as condições de vida da população local, prevê mais de 20.000 ligações domiciliares e 77 chafarizes e terá um prazo de execução de 30 meses.
O Ministro da Energia e Águas, Eng. João Baptista Borges, afirmou que a proximidade do Rio Keve vai permitir a materialização do abastecimento de água potável aos habitantes do Waku-Kungo.
Apontou como um dos objectivos do Executivo Angolano, liderado pelo Presidente João Lourenço, o de atingir uma taxa média de acesso a água no meio rural e urbano de 60%. Actualmente, o abastecimento situa-se na ordem dos 55%.
Por seu lado, a Governadora da Província do Cuanza-Sul, Mara Quiosa, enfatizou que a implementação deste projecto magno vai, certamente, assegurar a melhoria das condições de vida dos habitantes deste município.
Ainda no âmbito da jornada de campo ao Sul do país, o Ministro João Baptista Borges constatou “in loco” o estado de execução do projecto de electrificação do perímetro irrigado do município da Cela.
O Ministro fez-se acompanhar de responsáveis do Sector de Energia e Águas.
Fonte: MINEA