Coronel Pedro Afamado Kissungua morreu há 29 anos

Ontem, 01 de Maio de 2022, recordamos com sentimento de tristeza e pesar, mais um ano do passamento físico de PEDRO AFAMADO KISSUNGUA(Coronel) das Forças Armadas Angolanas, morto em combate em 01 de Maio de 1993, na região de Musserra.


Por redação do Factos Diários

Nascido a 10 de Outubro de 1934, na Povoação de Lemos, Comuna do Kindege, Município do Nzeto, Província do Zaire, filho de Lukeni e de Lengula Pedro, quando jovem, exerceu a profissão de mecânico.

Em 1954, foi recrutado pelas Forças Armadas Portuguesas e tendo participado de um curso de instrução de caçadores, foi considerado o melhor instruendo do seu grupo e por isso patenteado ao grau militar de Cabo e colocado em 1956, na Secção de artilharia.

Em 1961, com início da guerra de libertação nacional, adere formalmente à UPA e, devido às suas excelentes qualidades militares, é colocado como Comandante Adjunto de Tu Samba Kwa Zambi, então Comandante do Batalhão.

De 1962 a 1964, nomeado Comandante de Zona do Kindege, dá início a uma série de operações militares contra as tropas coloniais portuguesas, infringindo pesadas baixas.

Em 1966, na Base Militar de Kinkuzo, especializa-se em combate de guerrilha e elevado ao Grau Militar de Comandante Geral da Zona de Kindege onde, na sequência das sua acções militares, captura dois Comandos e um Sargento do Exército colonial português, os primeiros a serem capturados em Angola.
Em 1970, em Kinkuzo, participa de um curso de formação militar na especialidade de “Sniper” ou Atirador, sendo uma vez mais, distinguido como
melhor do curso.

Na sequência, é nomeado Comandante e Chefe das Operações da Zona Norte e elevado a Membro do Estado-maior General do ELNA, posto que ocupa até 1975.

Depois da Independência Nacional, Pedro Afamado é nomeado Comandante Militar da Província do Zaire, então ocupada pela FNLA.

O regresso ao convívio nacional

Em 1986, no âmbito da Política de Clemência e Harmonização Nacional, decretada pelo então Presidente da República, José Eduardo dos Santos, regressa à Luanda.

A convite do Comandante em Chefe das Forças Armadas, em 1987 é integrado nas Forças Armadas Angolanas, colocado como Comandante de Batalhão das Forças Especiais no N`Zeto, ao serviço do Ministério da Seurança do Estado.
Em 1988, é elevado ao Grau Militar de Major e, em 1989, nomeado assessor do ministro Kundi Paiama.

Morte

Em 1992, com o alcance dos Acordos de Paz e tendo em atenção à necessidade da Constituição do Exército Angolano unificado e o rejuvenescimento das tropas, é desmobilizado e passa à condição de reservista.

Porém, com o recrudescimento da guerra pós-eleitoral, uma vez mais, foi
chamado para dar sua contribuição em prol da defesa da Pátria.

Elevado ao Grau Militar de Coronel do Exército, é enviado em missão de reconhecimento na frente norte onde, no decorrer da missão é traído por elementos da sua equipa, vindo a conhecer a morte, assassinado, em 01 de Maio de 1993.

Transladação dos restos mortais

Após 20 (vinte) anos, sob orientação do Comandante em Chefe das Forças Armadas, foi possível proceder-se, a pedido da família, a exumação e transladação dos restos mortais do Coronel Pedro Afamado Kussungua, para Luanda onde, em 18 de Janeiro de 2013, se procedeu o seu sepultamento com as devidas honras, no Cemitério do Alto das Cruzes.

Homenagem

Em reconhecimento dos seus feitos heróicos em prol da defesa da Pátria, o Coronel Pedro Afamado Kussungua, faz parte da GALERIA DOS ANTIGOS
COMBATNTES, que tem como objectivos, homenagear e divulgar os feitos heróicos de Antigos Combatentes, dele fazendo parte também, heróis como Fernando Coelho da Cruz, Francisco Imperial Santana, Paiva Domingos da Silva, Virgílio Francisco Sotto Maior Adolfo João Pedro e muitos outros que deram à sua vida pela defesa da Pátria Angolana.

Condecoração

Em 10 de Novembro de 2018, Sua Excelência, João Manuel Gonçalves
Lourenço, na qualidade de Presidente da República, Condecorou o cidadão,
Coronel Pedro Afamado Kissungua, à Título Póstumo, com a Medalha do
Mérito Militar, de Primeira Classe, “Pelos feitos notáveis, merecedores de reconhecimento especial na conservação da ordem pública e integridade territorial”.

Reconhecimento familiar


Pese embora consternada e triste, a família do malogrado Coronel Pedro Afamado Kussungua, agradece à Sua Excelência, o Senhor Presidente daRepública, pelo gesto nobre e magnânimo que teve, em Condecorá-lo com a Medalha do Mérito Militar de Primeira Classe.

No entanto, a família também aguarda pelo Patenteamento, a Título Póstumo ao Grau Militar de General, decorrente da Condecoração já efectuada, nos termos do Artº 3.º, alina a), e 8.º nºs 1 e 2, do Capítulo II, da Lei nº 12/18, de 04 de Outubro de 2018, (Lei das Condecorações Militares das Forças Armadas Angolanas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »