Coordenadores acusados de impedir a implementação de água e energia pública em Cacuaco
A equipa do portal Factos Diários, trabalhou durante dois dias nos bairros IBA e Paraíso para constatar o grau de dificuldades que os moradores atravessam como as vias de comunicação, água e energia pública.
Por Isidro Kangandjo
Durante a interação com os moradores, acabamos por descobrir que alguns serviços públicos não chegaram aos cidadãos por culpa dos coordenadores e chefes de sectores. Numa das denúncias recebidas no bairro Paraíso, Distrito Urbano dos Mulevos de Baixo, consta o nome do coordenador do sector 02 identificado pelo senhor Paulo.
Os moradores avançam que esse mesmo senhor escorraçou os funcionários de nacionalidade chinesa para não poderem colocar postes no sector que lidera e nos outros. Neste momento, aquela parcela está sem água e nem corrente elétrica pública.
“ O chafariz que disponibilizaram para a comunidade, o senhor coordenar privatizou e está a vender a água por 25 kwanzas o bidão de 20 litro, por outro lado, ele impede inclusive os cidadãos não retirarem o lixo na vala”, denunciaram os moradores.
Actualmente os moradores atravessam grandes dificuldades da energia. O que existe vem de um privado com o PT Nº: 2658 num valor de 3500,00 e sem qualidade.
No Bairro IBA, Distrito Urbano do Kicolo, o cenário é o mesmo. Apesar de existir a energia do sistema pré-pago, a água é um problema que está longe da sua resolução por culpa de supostos garimpeiros de água em parceira com os coordenadores que muitos deles são donos dos tanques. O lado comercial dos dirigentes dos moradores, adiou a primeira oportunidade que os moradores teriam que é água para todos. “Várias vezes colocamos as nossas preocupações nas reuniões mas nunca tivemos resposta nem da administração municipal. Se todos somos iguais, devemos ser vistos e tratados da mesma maneira”, disse morador do IBA Isaías Adão Pedro.
Segundo os moradores, os supostos garimpeiros de água no IBA constam os nomes dos senhores Carlos, Kambolo e um outro por identificar. Os senhores mencionados são proprietários de mangueiras que desvia a água da conduta para os tanques onde os mesmos têm parcerias.