Conferência Ministerial entre a China e os Países de Língua Portuguesa abordam combate à epidemia e progresso comum

Uma conferência ministerial especial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, também conhecido como Fórum de Macau, foi realizada ontem, 10, na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), com foco no combate à epidemia e no desenvolvimento comum.


Por redação do Factos Diários

O premiê chinês, Li Keqiang, proferiu algumas declarações na cerimónia de abertura, onde pediu o reforço da cooperação com os países de língua portuguesa.

Mensagens de congratulação via vídeo dirigidas respectivamente pelos Políticos de Alto Nível dos governos dos Países de Língua Portuguesa, o comércio entre a China e os países lusófonos ultrapassou US$100 bilhões por cinco anos consecutivos e atingiu US$200 bilhões no ano passado, o que demonstra plenamente a resiliência e o potencial da cooperação, observou Li.

O premie garantiu que a China fará mais contribuições para salvaguardar a paz mundial, promover o desenvolvimento mútuo e a prosperidade de toda a comunidade internacional, onde são englobados os países de língua portuguesa.

A China está disponível a aumentar a cooperação em vacinas, medicamentos e saúde e estabelecer um centro de comunicação sobre prevenção de epidemias na Região Administrativa Especial de Macau e pediu uma maior liberalização e facilitação do comércio e investimento.

 Li afirmou que a China está receptiva a melhorar a colaboração no avanço da conectividade de infraestruturas, capacidade industrial, conservação energética e proteção ambiental com os países de língua portuguesa.

Assinatura da Declaração sobre a aprovação da adesão da República da Guiné Equatorial ao Fórum de Macau como país participante, pelos ministros dos países integrantes do Fórum, os delegados governamentais da China, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, participaram da reunião.

Ao lado da China, estavam presentes importantes oficiais governamentais em Macau, como Ho Hau Wah, vice-presidente do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Ho Iat Seng, chefe do Executivo da RAEM, e Fu Ziying, diretor do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM.

Fundado em Macau em 2003, o fórum destina-se a reforçar as trocas económicas e comerciais entre a China e os países de língua portuguesa, elevando o papel da região como plataforma económica e comercial que liga os dois lados e promovendo o desenvolvimento comum da parte continental da China, dos países lusófonos e da RAEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »