“Combate aos ideólogos do partido e os mais velhos mostra claramente que a UNITA não está bem com ACJ”

O político e Porta Voz dos membros que enviaram a carta de impugnação do congresso da UNITA realizado em Novembro de 2019, Cândido Moisés Wajimwene, disse ontem, 06, ao Factos Diários que o combate cerrado aos mais velhos ideólogos mostra claramente que o partido não está bem com Adalberto Costa Júnior.


Por Redação do Factos Diários

 

“Estamos diante de um ofuscamento de imagem dos nossos mais velhos e está mais do transparente que a nova direção da UNITA tem uma outra agenda política tanto é que a composição da sua equipa de confiança é constituída por elementos que fundaram, na altura, a UNITA renovada”, disse.

O entrevistado conta que actualmente é proibido falar em grupo o nome do Presidente cessante Isaías Henriques Ngola Samakuva nem de Pedro Kachiungo tal como outras referências que preferiu não avançar os nomes. “Nas redes sociais fala-se menos da UNITA e do Presidente fundador. Hoje fala-se unicamente de Adalberto Costa Júnior”.

Ausência de Samakuva na comemoração de mais um aniversário do Presidente fundador da UNITA na província de Benguela foi um dos temas que gerou polémica. No entender de  Cândido Moisés Wajimwene não tem dúvidas que se trata de uma medida de prevenção para que a imagem do actual presidente senja conhecida no seio dos militantes. Por outro lado, avança que o respeito que os militantes de base e do topo têm pode ofuscar o ACJ. “está a fazer bem porque no seio do nosso partido há assassinos e nas reuniões do partido é visível o carinho que os membros têm pelo Samakuva e isso está a deixar ciumento actual direcção”.

 

CÂNDIDO DENUNCIA TERROR ENTRE MILITANTES DA UNITA NA LUNDA SUL

Segundo Cândido Moisés Wajimwene, fez saber ao saber ao FD que “na província da Lunda Sul os militantes estão entrar em pancadaria entre apoiantes do Cidadão Português Adalberto Costa Júnior e os ideólogos do partido. O Secretário Geral esteve lá para apaziguar a situação porém desconseguiu e o General Kamalata Numa esteve lá também a semana passada, também não cconseguiu. Com o secretário Geral do partido disseram que não pode resolver por ser um civil e a ida do General Numa também não agradou os antigos guerrilheiros porque se sente traídos pelo General Numa outros ideólogos do partido. A questão que não se cala quem vai apagar esse fogo e que seja consensual?”, questiona Cândido.

No conflito político partidário na Lunda Sul, conta Cândido, está envolvido vários Ex. Militares das FALA. Actualmente, vários militantes deixaram de pagar as suas quotas e os apoiantes de Adalberto Costa Júnior proíbe os mesmos não participarem nas reuniões dos comités municipais e muitos estão proibidos de entrar no Comité Provincial.

O militante avançou que o conflito do gênero aconteceu em 2020 no município de Cacuaco onde grande parte dos membros entraram em pancadarias.

SOBRE FRENTE PATRIÓTICA NA VISÃO DOS MILITANTES TRADICIONAIS DA UNITA

Cândido Moisés Wajimwene  fez saber também que a frente patriótica uma vez concretizada será adeus a UNITA porque, segundo conta, “no ponto de vista político estamos a chamar frente patriótica mas no ponto de vista técnico não é frente patriótica é uma coligação e a lei diz que as coligações dos partidos políticos não podem se identificar nem estar semelhante as cores das bandeiras dos partidos coligados. Uma vez que se concretize essa frente patriótica, adeus as cores da UNITA, adeus a bandeira da UNITA, adeus o nome do presidente fundador da UNITA, adeus os símbolos e ideologia da UNITA”, afirma Cândido.

Segundo o Porta Voz, este é o plano antigo mesmo o próprio Adalberto Costa Júnior, enquanto secretário para informação da UNITA, “já vinha com os truques” de proibir o nome do Presidente Fundador da UNITA nos encontros partidários.

Ensino de qualidade e a preço baixo está no ISKA Pólo Kilamba

“No tempo do Presidente Samakuva ele entendeu que estava a entrar num buraco que não iria conseguir sair e recuou. Agora que ele é o presidente, aliado ao Manuvacola, Chitombe e Sami, os donos da UNITA renovada ontem, encontraram uma solução de acabar com o partido e eles sabem que nós não vamos deixar que isso aconteça”, avisou.

Cândido Moisés Wajimwene garantiu que a permanecia de Adalberto Costa Júnior no cargo de Presidente da UNITA tem dias contados e o Tribunal poderá apresentar num culto prazo a resposta da impugnação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »