CINFOTEC-Huambo contribui no aumento da qualidade formativa

0

O Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) do Huambo vai contribuir para o aumento da qualidade formativa, com reflexo directo no desenvolvimento da indústria nacional, afirmou, esta sexta-feira, a ministra de tutela, Teresa Rodrigues Dias.


A titular da pasta da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) falava durante a cerimónia da inauguração do CINFOTEC- Huambo, pelo Presidente da República, João Lourenço, com o objectivo de proporcionar uma formação técnico-profissional com altas valências para os jovens.

Na ocasião, Teresa Rodrigues Dias disse que com o centro à disposição da população, o Executivo angolano está a materializar as prioridades relacionadas com a capacitação dos cidadãos, com destaque para os jovens, na consolidação do desenvolvimento do capital humano e da valorização da mão-de-obra nacional.

Disse que a infra-estrutura, com grandes valências tecnológicas para a formação técnico-profissional, resulta da intensa e insistente diplomacia económica do Presidente da República, João Lourenço, que viabilizou a doação do centro pelo Governo da República Popular da China.

Por isso, a governante disse tratar-se de um momento oportuno para se iniciar, nos próximos dias, a operacionalização do fundo nacional de emprego, que, com grandes instrumentos, darão corpo ao fomento da empregabilidade e a redução da taxa de desemprego, tal como todos angolanos auguram.

A titular do MAPTSS lembrou que o CINFOTEC-Huambo, com tecnologia de ponta ajustada às necessidades do mercado de trabalho, possui entre outros, laboratórios de robótica, linha de produção, leitura de coordenadas tridimensionais, academia wawei, para capacitar mais de mil formandos.

Por seu turno, a ministra Conselheira da Embaixada da República Popular da China, Chen Feng, agradeceu ao Executivo angolano pelo apoio prestado ao valioso projecto de formação técnico-profissional, que em parceria com os técnicos dos dois países, terminou-se, de forma satisfatória, a infra-estrutura.

Disse que o Governo da China dá grande importância na melhoria da capacitação dos jovens do continente africano, com iniciativas diversas que visam o fomento do talento local.

O CINFOTEC do Huambo, com mais de 30 laboratórios e seis oficinas, é uma doação da República Popular da China ao Governo angolano, num investimento de cerca de 30 milhões de dólares americanos, com o objectivo de proporcionar uma formação técnico-profissional qualitativa, sobretudo para os jovens.

Afecto ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), o CINFOTEC do Huambo vai albergar 732 formandos em cada período formativo, com foco no mercado de trabalho e auto-emprego.

Conta, ainda, com um auditório de 132 lugares, quadra multiuso, laboratório de robótica, oficina de máquinas agrícolas, linha de produção, leitura por coordenadas tridimensional, academias Cisco, Furukawa e Huawei, Comando Numérico Computadorizado (CNC) e áreas administrativas.

O CINFOTEC vai ministrar cursos de metrologia, higiene e segurança no trabalho, primeiros socorros, controlo de qualidade, tecnologia de informação e comunicação (redes e manutenção de computadores, cabeamento estruturado, informática para utilizadores, fotografia e edição multimédia, lógica de programação, desenvolvimento Web, integração de sistemas de comunicação, entre outros.

Localizada no bairro de Fátima, rua João Paulo II, arredores da cidade do Huambo, a infra-estrutura foi erguida numa área de seis mil 531, 17 metros quadrados, de um espaço total de 20 mil 576 m2.

É o terceiro do país, depois do do Talatona, inaugurado em 2008, e do Rangel, em 2017, ambos na província de Luanda. ZZN/JSV/ALH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »