Cientistas brasileiros investigam a cobra que “fala”

0

Cientistas brasileiros do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) fizeram recentemente o primeiro registro de um som emitido por uma serpente na América do Sul semelhante a uma vocalização.


O grupo de pesquisadores filmou o “canto” da cobra da espécie Dipsas catesbyi, conhecida como cobra papa-lesma ou dormideira, e publicou um estudo sobre o caso na revista científica Acta Amazonia, em setembro.

A cobra também é conhecida como falsa-jararaca e jararaquinha-do-brejo, e pode ser encontrada na Amazônia e na Mata Atlântica. A descoberta foi feita pelos pesquisadores em junho de 2021 – os cientistas Igor Yuri Fernandes, Alexander T. Mônico e Esteban Diego Koch estavam fazendo uma trilha noturna no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas, em busca de rãs, sapos, pererecas e serpentes, quando encontraram uma cobra dormideira.

Enquanto eles observavam o hábito típico da espécie de aninhar a cabeça no corpo e gravavam o comportamento de um macho pequeno, o trio foi surpreendido pela vocalização, a emissão de um som que classificaram como “grito”, semelhante a um chocalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »