Cidadãos bebem a mesma água com os porcos na província de Malanje

Por Afonso Eduardo

Chegaram as imagens no Factos Diários, vindo da província de Malanje, Município de Calandula, comuna do Kota, Sector do Kapele que dão conta das dificuldades que os cidadãos atravessam em busca do líquido precioso.

Segundo os munícipes de Calandula, alegam que esse é um dos vários problemas que enfermam as outras comunas. Para além da falta de água, há também falta de postos de saúde, escolas e via de acesso.

 “É aqui onde tiramos a água para beber junto com os porcos. O assunto já é do conhecimento das instâncias superiores mas nunca fomos atendidos e, se essa situação continuar, corremos o risco de desaparecer porque já está a nos causar infecção urinária”, disse.

Segundo Adão Malaquias, elas mulheres acordam entre 04 e 05 horas da manhã em busca de água enquanto os porcos descansam e, se acordarem tarde, a pessoa é obrigada a dar corrida nos porcos para acarretar a água do consumo de casa. O sector controla mais de 16 aldeias e não tem nenhuma manivela de água a população passa mal.

A com o dever de ouvir a versão e soluções que possivelmente estejam em carteira, a nossa equipa de reportagem entrou em contacto com o Director do Gabinete de Comunicação Social da Província de Malanje, o senhor Custódio e esse disse que não aceita prestar depoimentos em portais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »