CEO de Xtagiariu Finance pode estar em liberdade ainda essa semana. Conheça as razões
Flávio Kassua, advogado dos lesados, avançou ao Factos Diários, que independentemente da sentença lida hoje, 6 de agosto, o empresário Edison de Oliveira, dono da Xtagiariu Finance, pode estar em liberdade ainda hoje, se por ventura confirmar junto do tribunal, o pagamento de 3 mil milhões de kwanzas, retirados aos mais de 880 clientes.
Por Kamaluvidi Baltazar
O Tribunal, de acordo as declarações do advogado, vai criar uma comissão administrativa para fazer uma avaliação dos meios do Edson Oliveira, que foram apreendidos, tais como viaturas, habitações e uma conta bancária que foi bloqueada com um saldo orçamental de 49 milhões de kwanzas.
“São crimes patrimoniais, e em conformidade com o Código Penal de Angola, todo aquele que se aproveitar de um bem de outrem e amanhã ele conseguir pagar tudo, é extinguido de qualquer responsabilidade criminal e automaticamente fica em liberdade”, esclareceu.
O advogado avançou que Edson de Oliveira tem uma dívida estimada em três mil milhões de kwanzas, a mais de 880 cidadãos que levaram o caso até às estâncias judicias para verem o caso resolvido.
O Tribunal de Comarca de Luanda condenou, ontem, segunda-feira, o proprietário da empresa Xtagiarious Finance, que responde pelo o nome de Edson Caetano de Oliveira, a uma pena de dez anos de prisão por cometer os crimes de burla qualificada e abuso de confiança.
Segundo a sentença, o proprietário da referida empresa deu falsas esperanças aos “queixosos” que viriam os seus valores multiplicados naquela empresa, sendo que estes valores eram gastos pelo acusado, considerando ser uma empresa ilegal.