Cazombo ganha sistemas de água potável

CAZOMBO ALTO-ZAMBEZE

Partilhe

Bairros Chipoia e Tchinukwe, no município do Alto-Zambeze, beneficiaram-se ontem, 18, de quatro sistemas de água potável e lavandarias, no Âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.


Por Isidro Kangandjo

No olhar atento dos munícipes, Vice-governador para área polícia, social e económico, Victor da Silva, Administrador Municipal, António Segunda Mukisse e autoridades tradicionais, as populações reconhecem que com a implementação dos sistemas de água, as doenças diarreicas tal como dor abdominal, tem dias contados.

Domingos Kanguia, morador do bairro Chipoia, fez saber ao Factos Diários que antes da implementação do sistema de água, as populações recorriam nos rios e cachimbas para matar a cede, cuidar da higiene e lavar e, muitas das vezes, as crianças sofriam de diarreia aguda.

Administrador Municipal do Alto-Zambeze, António Mukisse, prometeu expandir o projecto ao nível de todo município. O responsável municipal, conta que estão em curso mais seis pequenos sistemas de água no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios e será inaugurado brevemente.

Exif_JPEG_420

“Sabemos que as pequenas fontes não poderão resolver o problema de água em todo o município conforme pretendemos, para nós, o mais importante é começar para depois partirmos para outras acções”, disse o Administrador.

Vice-Governador do Moxico, Victor da Silva, pediu aos munícipes no sentido de cuidar dos meios e serem fiscais para que os sistemas de águas tenham muita duração.

De lembrar que os sistemas de água ora inaugurados, tiveram um orçamento entre 14 a 19 milhões de kwanzas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »