CASO SANZA POMBO: SIC anuncia detenção de 30 militantes da UNITA
O Serviço de Investigação Criminal, no Uíge, confirmou, ontem, a detenção de 30 militantes da UNITA, presumíveis autores do acto de arruaças, agressão física e vandalismo, ocorrido no dia 19 de Março, no município de Sanza Pombo, que provocou ofensas graves a integridade física, danos e incêndio.
Por Afonso Eduardo
O SIC conta que a operação foi feita nos dois municípios em coordenação com a Policia Nacional nos dia 19 e 20 de Março de 2022. De acordo com o SIC local, o incidente ocorreu por volta das 10 horas, numa altura em que, coincidentemente, dois partidos políticos, UNITA e MPLA agendaram actos políticos naquele município e, na ocasião, conta o SIC, um dos partidos (MPLA) já realizava a sua actividade.
“Surgiu a caravana do outro partido, no caso UNITA, proveniente do município do Uíge. A Insatisfação pela coincidência de actividades terá ocasionado desentendimento entre as partes, estando os cidadãos que se apresentam como militantes do Partido UNITA, munidos de paus, pedras, catanas e outros instrumentos contundentes, dirigiram-se ao comité municipal do MPLA, onde destruíram portas, janelas, mesas entre outros bens e seguidamente atearam fogo ao referido comité, tendo ainda praticado actos de vandalismo nas instalações da Rádio Nacional de Angola e na Residência da Administradora Municipal”, conta o SIC da província do Uíge.
O Serviço de Investigação Criminal aponta, também, que o acto resultou em ferimentos há 10 cidadãos, onde 2 dos quais tiveram que ser transferidos para o Hospital Geral do Uíge. Diante destes factos e diligências feitas, foram detidos os cidadãos envolvidos e já presentes ao Ministério Público junto do SIC Uíge, para os procedimentos legais que se impõem.
UNITA RESPONDE ÀS 14 HORAS O CASO DO SANZA POMBO
O Secretariado da Comunicação e Marketing da UNITA informou que o Secretário Geral do Partido, Álvaro Chikuamanga Daniel, vai presidir a uma conferência de imprensa às 14 horas de hoje onde irá apresentar a visão do Galo Negro sobre os acontecimentos do município do Sanza Pombo província do Uíge.