CASO KONDA MARTA: Rosa Coelho e Director do IGCA José Januário apanhados com a boca na botija

O Director da Empresa Konda Marta, Daniel Neto, apresentou, ontem, durante a Imprensa documentos que, segundo ele, espelham as “trapaças” engendradas pela Administradora do Distrito Urbano da Cidade Universitária, Rosa Coelho e os seus supostos aliados José Januário, Director do IGCA.


Por Joaquim Paulo

“Existe uma empresa que tem contrato connosco, ainda válido, que iniciou com o processo de loteamento aqui no perímetro. Mas infelizmente, a Administradora Rosa Coelho, aproveitou-se do momento que estive detido para coagir a referida empresa a fazer o loteamento de vários hectares para ela”, começou por discorrer o Director da referida empresa.

O também oficial das Forças Armadas Angolanas, acrescentou que Rosa Coelho recorreu ao Instituto Geográfico Cadastral de Angola-IGCA, a fim de forjar documentos que rezam a legalidade dos lotes de terra que pretende usurpar. Segundo o queixoso, foi nesses meandros que o Director do IGCA, José́ Januário, entrou na “máfia” por ter ajudado a forjar o documento.

“Pelo que se constata, a Administradora e o seu comparsa foram apanhados com a “boca na botija”. Acrescentou, o Director, para mais adiante dizer que tem em posse documentos forjado, que espelham a verdadeira “trapaça” da Administradora e o cidadão José́ Januário.

“A Administradora lavrou um documento, supostamente vindo do IGCA, assinado no dia 12 de Fevereiro de 2021, e o próprio IGCA, como a entidade que cadastra as terras, lavrou o mesmo documento, assinado no dia 18 do mesmo mês”, tudo a se contradizer”, palavras do Director da Conda Marta.

ÁREA DE PATRIMÓNIO DO SIC GERAL VISTA PERÍMETRO DA KONDA MARTA

Uma equipa do Serviço de Investigação Criminal ligado ao património do SIC Geral,  esteve no dia 31 do mês passado na área da empresa Konda Marta com o objectivo de inspeccionar as obras que lá estão implantadas.

Na companhia do Director da empresa e a sua equipa, apresentaram as obras e revelaram os nomes dos seus respectivos proprietários. O SIC não avançou qual será o segundo passo mas, pelo que acompanharam, chegaram a conclusão que os invasores têm rostos e estão bem localizados uma vez que muitos destes trabalham nos órgãos de Defesa e Segurança do Estado.

Daniel Neto, disse nesse dia que a presença do SIC visa notificar as empresas construtoras e afirma ter passado na inspecção do Comando Geral da Polícia Nacional onde apresentaram os nomes de efectivos envolvidos nos litígios de terrenos no qual, Joaquim Dadinho do Rosário aparece como o principal rosto dos litigantes.

DIRECTOR DA KONDA MARTA ESCLARECE AOS FISCAIS DO TALATONA SOBRE OS TERRENOS E OS INVASORES

A empresa Konda Marta foi chamada, no primeiro de Abril para responder uma notificação emitida pela fiscalização do município de Talatona. Dentre os motivos, constam as construções anárquicas de residências e projectos erguidos nos perímetros que à referida empresa “controla”.

O Director da empresa em causa, Daniel Neto, durante o “meeting” com o Gabinete jurídico daquele corpo de fiscalização, afirmou, categoricamente, que a sua empresa não é responsável das obras invocadas na notificação. Fez saber, também, que as obras têm rostos e nomes.

“Pensaram que aquelas obras, do Subcomissário Joaquim de Rosário e Rui Fernandes, Procurador-Geral do Tribunal Militar e não só, são nossas, é assim que viemos aqui para esclarecer-lhe os proprietários das obras”. Na ocasião, Daniel Neto acusou o administrador do município de Talatona, Rui Duarte, de estar acobertar os terrenos a favor dos seus interesses.

“Fui ouvido mas não me foi dado o despacho, passado pelo próprio administrador. O que prova que o administrador está envolvido directamente nesta trapaça”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »