CASO KIMBANGUISTA: Castro Maria reencontra-se com a sua testa de ferro

No âmbito do programa sobre “o papel da igreja na harmonização de conflitos e a sua participação na reconstrução do país e no resgate dos valores morais e cívicas” promovido por Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA), a delegação liderada por seu presidente António Alcino Sawanga, visitou no dia 13 deste mês, a Igreja Kimbanguista sedeada no distrito do Palanca, Município do Kilamba Kiaxi.


Por Redação do FD

A questão que se coloca é a seguinte: porquê razão a comissão do MOVANGOLA não chegou no distrito do Zango onde se encontra a sede oficialmente reconhecida em Nkampa liderado por Presidente Delegado do Colégio Nacional DOMINGUEL SAMUEL SUCAME, nomeado pelo despacho Nº 355|IJCSK|CS|01|12-C­S|2018 de 13 de Novembro?

Numa entrevista que o Factos Diários Manteve com o Secretário Executivo Nacional da Igreja Kimbanguista, José Kinkela, suspeita que Dr. Francisco de Castro Maria é o testa de ferro do senhor Paul Kinsolokele por ter reconhecido, através do Instituto Nacional dos Assuntos Religiosos a liderança do senhor Paul, sem anuência de Nkamba Nova Jerusalém com a sede internacional na República Democrática do Congo.

Em vários encontros realizados pelo MOVANGOLA, o responsável do INAR, Francisco de Castro Maria, aparece como moderador dos debates e, tudo indica que seria, para ele, um erro a comissão liderado por António Sawanga chegasse até ao Zango para não decepcionar a sua testa de ferro, Paul Kinsolokele.

“Esperamos que o MOVANGOLA tenha escalado a outra ala por engano uma vez que juridicamente existe uma Igreja cujo seu líder é oficialmente reconhecido pela Sede Internacional sedeada em Nkamba, seria bom que as outras instituições sociais e políticas considerassem o assunto da Igreja Kimbanguista como a Igreja Católica que tem a sua sede no Vaticano mas opera de forma independente em todos os países do mundo”, disse Dr. Victor António especialista em relações internacionais.

Segundo uma fonte oficial que tivemos acesso, o Instituto Nacional para os Assuntos Religioso, publicou o quadro das igrejas com responsabilidade jurídica onde a Igreja Kimbanguista aparece com dois líderes, da ala 26=1 do senhor Paul Kinsolokele e o então representante legítimo da Igreja em referência, Reverendo Daniel Sebastião da Silva. No dia 10 de Dezembro de 2018, foi publicado mais um quadro actualizado pelo INAR, onde configura o senhor Paul Kinsolokele como o único líder. O esquema foi feito dentro do INAR na qual muitos suspeitam haver máfia no Instituto que trata assuntos espirituais.

José Kinkela/Secretário Executivo Nacional
José Kinkela/Secretário Executivo Nacional da Igreja Kimbanguista

“O senhor Paul Kinsolokele se autoproclamou chefe espiritual adjunto da ala 26=1 para Angola, uma vez que nunca recebeu mandato do chefe espiritual que lhe autoriza permanecer em Angola”, disse o secretário Nacional da Igreja Kimbanguista”, fez lembrar há meses José Kinkela.

De acordo com o entrevistado, a igreja Kimbanguista em cada país tem um presidente delegado do colégio nacional nomeado pelo chefe espiritual e representante legal da sua eminência Simon Kimbangu Kiangani.

“No caso de Angola, o representante é o reverendo Dominguel Samuel Sucame, representante legal dos Irmãos Kimbanguistas em Angola, presidente Delegado do Colégio Nacional nomeado pelo despacho Nº 355|IJCSK|CS|01|12-C­S|2018 de 13 de Novembro”.

A nossa equipa de reportagem promete nos próximos dias trazer a versão do responsável do Instituto Nacional dos Assuntos Religiosos, Dr. Francisco de Castro Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »