CASO 22 MILHÕES DE KWANZAS: Nelson Funete pede à UNITA para se afirmar

O 2º secretário dos Camaradas em Luanda, Nelson Lopes Funete, refuta todas as acusações que pesam sobre o seu titular Bento Joaquim Sebastião Francisco Bento, de ter orientado um grupo de jovens para corromper os militantes da UNITA com 22 milhões de Kwanzas.


Por Isidro Kangandjo

O político que falava ao Factos Diários por via telefone, conta que foram ontem surpreendidos com o grupo de militantes vindo da UNITA até ao Comité Provincial do MPLA. Segundo Funete, o momento em que os militantes trazidos por Kawikh da Costa se concentravam, a direcção dos Camaradas estava a trabalhar no Talatona na actividade no M- Movimento.

“O que eu acho é que o Nelito Ekwikwi já sabia o que iria de acontecer e antecipou-se. Camarada Bento Bento não tem nada a ver com isso, nem se quer conhece o jovem Kawikh. Evita estar a sujar o nome das pessoas à-toa tá?”, alertou.

Sobre os 22 milhões de Kwanzas, Nelson Funete acusa Secretário Provincial da UNITA, Nelito Ekwikwi de ter simulado, para eles, os valores em causa pertence à UNITA. O 2º secretário do Partido, fez saber que os militantes mobilizados por Kawikh da Costa, se encarregaram inclusive trazer a imprensa para serem apresentados.

Sobre os áudios que dão conta de negociações, sob orientação de Bento Bento, 1º secretário do MPLA em Luanda, Funete respondeu: “ Os áudios são falsos, tudo isso é mentira! Estou a dizer que o Nelito Ekwikwi como já sabia o que iria acontecer, ele próprio antecipou-se. O dinheiro é deles”.

Por outro lado, “Eu próprio, o Camarada Bento Bento e tantos outros militantes do MPLA, passamos por dificuldades e o partido ao nível de Luanda vai dar 22 milhões de kwanzas aos militantes da UNITA? Nós não poderíamos e nem devemos dar esse tanto dinheiro ao Nelito Ekwikwi. Fala ao Nelito Ekwikwi para se afirmar e controlar bem o partido dele e parar de atirar culpa às pessoas e demos conta que quem lhe mexe é o Kawikh”, rematou.

Últimas informações que a equipa do Factos Diários teve acesso, Kawikh da Costa e Domingos Pedro, ambos antigos militantes da UNITA, terão trabalhado sob orientação do 1º Secretário do MPLA em Luanda Bento Bento para apresentar pelo menos 450 militantes.

De acordo com o Secretário Municipal de Mobilização da UNITA no Kilamba Kiaxi, Nkololo Manuel, nas reuniões efectuadas entre os camaradas e mandatários, o áudio em nossa disposição, revela que o número de militante seria repartidos em três onde o Kilamba Kiaxi traria 150 militantes, Cacuaco 150 militantes e Icolo e Bengo traria o igual número.

Com objectivo de não colocar em perigo os militantes, o município do Kilamba Kiaxi terá preenchido os três mini-Autocarros com os simpatizantes recolhidos nas ruas em troca de dois mil kwanzas. De acordo com a gravação secreta, Kawikh junto um mandatário do secretário provincial do MPLA em Luanda, garantiram disponibilizar em cada secretário municipal 4 milhões de kwanzas enquanto Nkololo Manuel teria uma comissão de sete milhões de kwanzas e o somatório é de 22 milhões de kwanzas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »