CASA-CE defende a valorização dos profissionais da saúde e a sua digna remuneração

2

Deputada Cesinanda de Kerlan Xavier, pertencente ao Grupo Parlamentar da Coligação de partidos políticos CASA-CE, defendeu, na manhã de hoje, 18, na Assembleia Nacional, a máxima valorização dos profissionais da saúde e a implementação de políticas que visam dinamizar o sistema de saúde Nacionais, que, na visão daquela mulher parlamentar, é crítico.


Por Joaquim Paulo

A Deputada Cesinanda Xavier, deu um “chá quente” ao executivo sobre o actual estado do sistema Nacional de saúde. Segundo os parlamentares, o sistema de saúde é organizado apenas no papel, ou seja, na sua concepção, uma vez que o executivo continua a lutar para a sua implementação há vários anos.

A Deputada, defendeu, de igual modo, a máxima atenção ao nível primário de assistência de saúde(centro-médicos e hospitais municipais), onde cerca de 70% da população é atendida, por ser o ponto  das fragilidades do sistema causadas pela insuficiência de recursos humanos, materiais e financeiros.

Na ocasião, a Deputada mencionou a falta de saneamento básico, o não investimento na medicina preventiva, a não valorização dos profissionais da saúde e a remuneração minguada como sendo os “entraves” dos avanços do Sistema mais sensível do país, a saúde. “o povo angolano padece por causas de doenças e situações evitáveis”,  ouviu-se.

No final da intervenção, ouviu-se alguns apelos dirigido ao executivo tais como:

1. Priorizar o combate à malária e a sua erradicação;

2. Priorizar o apetrechamento e construção de centros médicos e hospitais municipais;

3. Permitir para que o dinheiro alocado aos centros médicos e hospitais municipais caiam directamente às contas bancárias destes e não às administrações municipais;

4. Apostar no processo de recrutamento e de formação contínua dos profissionais e a devida remuneração condigna.

2 thoughts on “CASA-CE defende a valorização dos profissionais da saúde e a sua digna remuneração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »