CACUACO: Removidas mais de 780 toneladas de lixo

No âmbito da campanha de recolha de lixo massiva na cidade de Luanda, três empresas entre as quais Multi-Limpeza, Elevo e Rota Ambiental, foram indicadas para cuidar da higiene do município norte de Luanda, Cacuaco. Segundo Francisco Victoriano, durante três dias, mais de 780 toneladas foram recolhidas e depositadas no aterro sanitário.


Por Isidro Kangandjo

Director Municipal do Ambiente e saneamento, Francisco Victoriano, que falava exclusivamente ao Factos Diários esta quarta-feira, 28, fez saber que o Município de Cacuaco constatou mais de sete locais críticos com maior realce a Orla Marítima, estrada nova, desvio da cimangola e três embondeiros. “Para além das zonas críticas, temos também pontos de transferência do Bloco 13 no Distrito do Sequele e na Vidrul temos igualmente um ponto de transferência, onde os camiões despejam os lixos que vêm de outros bairros para mais tarde mandarmos no aterro sanitário”, disse.

Segundo o responsável do ambiente e saneamento do Cacuaco, o lixo que a orla marítima recebe é proveniente dos municípios do Cazenga, Viana e da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda através das valas de drenagens que os vários munícipes usam para o depósito do lixo. Segundo o chefe da fiscalização da empresa, senhor Da Costa, em um dia, a Rota ambiental removeu na orla marítima 320 toneladas do lixo.

Fomos informados que os homens de gatilhos não foram escalados no município de Cacuaco, apesar disso, Victoriano reconhece que o trabalho está a correr a bom ritmo. “Durante três dias conseguimos de recolher mais de 780 toneladas de lixo porque no primeiro dia havia uma baixa por falta de meios, desde a tarde de terça-feira, a recolha do lixo está a correr a bom ritmo”, disse.

Francisco Victoriano fez saber que o município criou o sistema de recolha de lixo porta-a-porta com ajuda das cooperativas dos jovens beneficiados com motorizadas de três rodas e, os contentores serão distribuídos apenas nas escolas, paragens de táxis e hospitais.

PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »