Cabinda não dá trégua à proliferação do lixo

A Administração municipal de Cabinda, sob orientação do Governo Provincial, está a efectuar uma campanha de consciencialização da sociedade sobre os riscos que o lixo pode trazer na vida dos cidadãos. Para a concretização da campanha, os moradores são instruídos a comunicar à Administração municipal ou Gabinete de Comunicação Institucional para a devida remoção.


Por Isidro Kangandjo

A iniciativa está a surtir efeitos positivos e a cidade de Cabinda apresenta agora uma imagem já mais vista, tudo porque a equipa técnica do município optou, como prioridade, no saneamento básico da cidade, tarefa fundamental dos administradores municipais. MAN MIRA, responsável do saneamento básico e Serviços Comunitários do município sede, recebe todos os dias elogios dos munícipes pelo sistema optado para acabar com os amontoados de lixo nas ruas e interior dos bairros.

“Nenhum administrador, nos últimos 15 anos, foi ali fazer uma intervenção”, disse um dos munícipes de Cabinda. Desde sábado, 03, a Administração Municipal vem efectuando limpeza nas vias principais e terciárias para deixar mais à vontade a população. Recentemente, a Administração removeu focos de lixeiras na subida do Mbalala e arredores. “ Este lixo deixava-nos muito constrangidos e, várias vezes, fomos obrigados a trocar rotas”, disse o automobilista identificado pelo nome de José.

“Nós, os moradores, identificamos o lixo e a Administração resolve através do senhor Miranda, responsável do saneamento básico da cidade de Cabinda. Por acaso ele não dorme quando se trata da resolução do problema do lixo nas comunidades. Apesar de ser do Sambizanga-Luanda, ele vive em Cabinda há trinta anos e faz o seu trabalho com profissionalismo ”, disseram os moradores.

A administradora Berta Marciano, no período das comemorações dos 65 anos da sua elevação à essa categoria, referiu que esses são outros tempos que exigem da acção da administração actual o virar da página do quadro vivido num ambiente de colonização, embora se tenha notabilizado no seio da comunidade bons momentos sobretudo na educação moral e cívica.

Para o melhoramento da imagem da cidade, o Governo Provincial e a Administração sede vêm realizando limpeza nas valas de drenagens e esgotos, prática que não se fazia há mais de 15 anos, por outro lado, está a ser implementada zonas verdes onde os jardins e árvores são uma realidade no coração de Cabinda.

COMBATER O LIXO É PREVENIR A SAÚDE

Recentemente, o Presidente do Sindicato Nacional dos Médicos em Angola, Dr. Adriano Manuel, disse ao Factos Diários que as mortes vergonhosas que se assiste em Luanda e nos outros cantos do país têm a ver com a falta de compromisso na luta a favor do saneamento básico, fruto disso, as comunidades rurais pagam muito caro. “Combater o Lixo é prevenir a saúde do povo, é reduzir o número de doentes nos hospitais e reduzir também os custos. Acabar com os aglomerados de lixo, fazer limpeza nas valas de drenagens assim como efectuar campanha de recolha do lixo nas comunidades, estaríamos a preservar a vida de muitos angolanos”, disse o Sindicalista e Médico pediátrico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »